Delivery de produtos orgânicos colhidos na hora é nova tendência em Curitiba

Delivery de produtos orgânicos colhidos na hora é nova tendência em Curitiba

Cuidar da alimentação vem se tornando um propósito de vida para muitas pessoas. Especialmente após a pandemia da Covid-19, quando se teve mais tempo para o preparo das refeições, optar por pratos mais saudáveis virou prioridade. O hábito invade restaurantes, bistrôs, lares e cidades. E quem poderia imaginar que até na capital, no meio de tanta correria, é possível receber na porta de casa alimento fresco, em uma conexão harmoniosa entre pequenos produtores e cidade grande?

Reunindo todos esses ingredientes, temperados com tecnologia e ação social, nasceu a CoolBox. A marca surgiu no início da pandemia com a intenção de ajudar um pequeno grupo de produtores orgânicos de Curitiba/PR a escoar sua produção. Com a restrição da circulação imposta pela Covid-19, as pessoas deixaram de sair para comprar frutas, verduras e legumes. Fatalmente, os produtos acabavam estragando por não serem consumidos, gerando prejuízo econômico para os agricultores. “Viemos com a ideia de ajudar esses produtores. Além de toda a dificuldade de ver a produção se perdendo, eles também não tinham muito conhecimento tecnológico. São pessoas simples”, conta o engenheiro agrônomo, fundador e desenvolvedor da CoolBox, Marcio Isume. O negócio, que começou com uma única familia de produtores, já tem mais de 30, todas, da região metropolitana de Curitiba.

Na CoolBox, todos os itens são orgânicos, de produtores com certificação, frescos e sazonais: são mais de cem produtos, alguns, colhidos no dia da entrega. Por mês, a CoolBox distribui em média, 500 cestas. “Alface, tomate, batata, rúcula, maça, morango e café são os itens mais procurados”, comenta Isume.

Como pedir

Para fazer o pedido, é bem simples: basta acessar o site da marca ou o link nas redes sociais e montar a cesta. Já com a lista de pedidos rechedada de frutas e verduras, o consumidor tem três opções de tamanho de cesta: para sete, nove e 12 itens, podendo acrescentar outros produtos de mercearia, também disponíveis na CoolBox, como macarrão, mel, molho de tomate, arroz e geleias, apenas para citar alguns, se houver necessidade desse acréscimo. A empresa, que tem como foco a sustentabilidade e praticidade, entrega os produtos em sacolas feitas de material reutilizável e retornável, que estampam frases que reforçam a importância do cuidado com o meio ambiente. A marca permite fidelização e oferece o Clube de Assinaturas, para quem deseja receber os produtos toda semana ou a cada 15 dias.

A CoolBox atende toda a cidade de Curitiba com o delivery de orgânicos e, também, mantém pontos de feira presencial em algumas academias. Além disso, a empresa atende escolas particulares que já utilizam a alimentação orgânica. Em tempos de temperaturas baixas, a CoolBox monta também o kit sopa. Um combo de legumes que vem pronto e descascado, preparado para o cozimento – e para espantar o frio.

ORGÂNICO SOLIDÁRIO

A empresa é parceira do projeto, uma plataforma sem fins lucrativos, organizada e gerida pela SITAWI Finanças do Bem, que tem como objetivo levar alimentos sem agrotóxicos para famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo uma rede de agricultores que tem sua produção e renda estimuladas. A ação teve início em março de 2020, com a destinação diária de cestas de frutas, legumes e verduras para quem não tem o que comer.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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