Lançamento de livro reúne duas gerações de economistas paranaenses

Lançamento de livro reúne duas gerações de economistas paranaenses

O evento de lançamento do livro Pandemia no Brasil: Ensaios de Interpretação Econômica, produzido pelo economista Gilmar Mendes Lourenço, contará com a presença de duas gerações de ilustres e qualificados profissionais de análise de conjuntura nacional e regional, formados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do país.

Será uma celebração informal que reunirá os atuais diretores e ex-diretores do Ipardes e, principalmente, os técnicos das equipes responsáveis pelas áreas de “Macroeconomia e Conjuntura” do órgão de pesquisa, durante os anos 1990 e na década atual.

O livro Pandemia no Brasil: Ensaios de Interpretação Econômica foi editado pelo portal miriangasparin.com.br . Gilmar Mendes Lourenço produz semanalmente artigos exclusivos para o portal.

Será um autêntico encontro entre a velha e a jovem guarda, encarregadas da contínua preparação e fornecimento de subsídios à formulação de políticas públicas e escolhas estratégicas dos agentes privados do Estado.

A cerimônia compreenderá um almoço, que acontecerá nesta quinta-feira (26), na Petiscaria do Victor, Avenida Manoel Ribas, 6995, Santa Felicidade, Curitiba/PR, às 12 horas.

Toda a arrecadação obtida com a venda do livro será destinada ao Hospital  Bom Pastor, entidade filantrópica sediada no município de Turvo, na região central do Paraná.

Conteúdo do Livro

A obra, segundo Gilmar Lourenço, representa o esforço de resgate, reunião e sistematização cronológica dos principais artigos escritos ao longo de dois anos de dura convivência, em regime de confinamento, com a maior crise sanitária da história da humanidade, que atingiu o Brasil de maneira mais dramática, em especial, as regiões mais pobres e com menor disponibilidade e qualidade de retaguardas de saúde pública.

As contribuições reunidas nesta obra, explica Lourenço, buscaram destacar o entrelaçamento dos desdobramentos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19 no país, reforçados por abordagens da interferência do comportamento das variáveis políticas e institucionais nas escolhas feitas por atores públicos e privados.

Na apresentação do livro, o economista Francisco José Gouveia de Castro destaca a originalidade da obra, que reside na forma como o autor analisa o cenário brasileiro a partir de uma visão global, sistêmica e imparcial do ambiente do País.

Ainda segundo Castro, “o livro aborda vários conceitos de teoria econômica de modo suitil e informal, o que torna a leitura agradável e de fácil compreensão, estimulando o debate entre as atuais vertentes do pensamento econômico”.

Onde comprar

Os interessados na compra da obra, poderão fazê-lo encaminhando PIX ao Hospital (CHAVE PIX – CNPJ – 75957431000140) e buscando o exemplar na City Banca, Rua Francisco Rocha 1725, esquina com Padre Anchieta, Bairro Bigorrilho, com Ciro ou Lu (41 30234845).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *