Pesquisa aponta que consumidor pretende gastar R$ 221 para o Dia dos Namorados

Pesquisa aponta que consumidor pretende gastar R$ 221 para o Dia dos Namorados

Levantamento mostra que calçados, acessórios de moda, roupas, perfumes, celulares, relógios e joias são os itens mais desejados

Um levantamento realizado pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, mapeou as intenções de compra para esse Dia dos Namorados (12 de junho). De acordo com a pesquisa, 35% dos participantes planejam comprar algo com três semanas ou mais de antecedência e a intenção média de gasto para a data é de R$ 221. Entre os produtos mais desejados estão calçados, acessórios, roupas e perfumes. Mais de 1.500 brasileiros de todas as regiões do País participaram do mapeamento.

“Identificamos na pesquisa para o Dia dos Namorados que o brasileiro quer presentear, mas para essa data, vai considerar bastante o orçamento que tem em mãos. 63% dos entrevistados afirmaram que vão considerar o preço na hora da escolha. Além disso, observamos que a experiência de compra na plataforma se mostra cada vez mais importante para reter esse usuário no ambiente eletrônico”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee.

Entre os entrevistados, 51% informaram que primeiro vão definir o produto desejado e, depois, procurar a loja com a melhor oferta. Já 32% dos usuários determinam um orçamento para realizar a pesquisa de produtos interessantes, enquanto 12% dos entrevistados escolhem pela faixa de preço e, assim, pesquisam o produto dentro de uma loja específica. Por fim, 7% afirmam que gerar uma boa surpresa ao presentear será o mais importante para escolher o item.

Produtos mais procurados

Quando questionados sobre as categorias dos produtos que pretendem comprar para a data, os entrevistados revelaram uma lista de preferidos: os calçados ficaram na liderança (20%), seguido pelos acessórios de moda (14%), enquanto produtos de saúde e beleza e roupas femininas ficam empatados e fecham o top 3 (13%). Na sequência, em quarto lugar, estão as jóias e relógios (12%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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