64,6% dos paranaenses irão presentear no Dia dos Namorados

64,6% dos paranaenses irão presentear no Dia dos Namorados

O clima de romance toma conta do comércio nesta semana. De acordo com sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae Paraná), 64,6% dos paranaenses irão presentear neste Dia dos Namorados.

Esse é o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016. Depois de dois anos contendo os gastos por causa da pandemia, os casais voltam a comemorar a data. Em 2021, 58,1% dos paranaenses pretendiam comprar um presente para o parceiro(a) e em 2020 esse percentual foi de 50,9%. “A maior disposição de presentear no Dia dos Namorados deste ano reflete também o represamento das atividades sociais durante a pandemia. Com a crise sanitária em um momento mais brando, registrou-se este ano a maior intenção de compras de todo o histórico da pesquisa, mesmo com o aumento inflacionário no Brasil”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Entre os 35,4% que não vão ou não sabem se vão presentear alguém no próximo dia 12 de junho, o principal motivo (64,8%) é por não ter namorado(a) ou companheiro(a). Outros 14,1% não comemoram a data e 13,3% não possuem condições financeiras para comprar presentes ou estão desempregados.

O dia é dos namorados, mas quem vai presentear mesmo são os casados. A maioria dos entrevistados que irão presentear possuem um status de relacionamento como casado(a), com 54,3%. Os que estão namorando correspondem a 25,6% da amostra e os que moram juntos somam 15,8%.

A intenção de presentear é maior entre os homens, entre os quais 75% planejam surpreender a parceira. Já entre as mulheres, 55,3% disseram que planejam comprar algo especial para sua cara metade.

Período das compras

As compras para o Dia dos Namorados vão ser concentradas nesta semana: 61,1% dos apaixonados compram o presente até uma semana antes da data e 17,1% fazem a compra no mesmo dia. Apenas 15% adquirem o presente de 8 a 15 antes e os que se antecipam ainda mais correspondem a 6,8%

Valor do presente

O tíquete médio do presente diminuiu um pouco em relação ao ano passado, baixando de R$151,36 em 2021 para R$147,97 em 2022, devido ao menor poder de compra dos consumidores, causado principalmente pela alta da inflação e juros.

Na análise por gênero, verifica-se que os homens gastarão mais, com tíquete médio de R$162,21, ante R$130,48 entre as mulheres.

A maior parte dos entrevistados, 35,9%, gastará até R$ 100,00. Os que comprarão presentes na faixa de R$ 101,00 e R$ 150,00 somam 20,9%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00 chegam a 24,8%; entre R$ 201,00 e R$ 300,00 são 12,8%, e os que vão, além do coração, abrir o bolso, gastando mais de R$ 300,00, correspondem a 5,6%.

A maioria dos paranaenses, 74,4%, faz pesquisa de preço antecipada e o principal meio utilizado é a internet, com 50,5% das respostas. Apenas 23,9% realizam consulta de valores de forma presencial.

Tipo de presente

Roupas, bolsas e calçados são a preferência ao presentear quem faz o coração bater mais forte, com 47,4% das citações. Um jantar romântico é a opção escolhida por 25,2% dos paranaenses ouvidos pela Fecomércio PR e pelo Sebrae PR. Os perfumes e cosméticos foram mencionados por 24,8%. Na sequência aparecem outros tipos de presentes, como valores em dinheiro para que a pessoa possa comprar o que quiser (13,7%), joias, bijuterias e acessórios (13,7%), flores (11,1%), viagem (8,5%), lembrancinhas e artesanato (7,7%), eletrônicos (6,8%), comidas e bebidas (6,8%), livros (6%) e eletrodomésticos e objetos de decoração (4,7%).

Já a preferência de quem vai receber o presente também são artigos de vestuário, com 38%, bem como perfumes e cosméticos (29,9%), ou um jantar a dois (21,4%).

De acordo com o coordenador estadual de mercado de varejo do Sebrae Paraná, Lucas Hahn, muitos setores do comércio varejista e serviços foram contemplados no retrato da pesquisa, mas qualquer segmento pode relacionar a data comemorativa com seu ramo de atividade. “Se uma empresa existe, é porque tem clientes que querem sanar suas dores. E atrair o parceiro para que a pessoa amada consiga solucionar algo que precise, sem dúvida, é um excelente presente. Portanto, é hora do empresário focar em estratégias que possam aumentar as vendas para essa e outras datas”, aconselha.

Local da compra

As lojas de shopping serão o local preferido pelos entrevistados neste ano, praticamente dobrando em relação ao ano passado: em 2022, 36,7% dos consumidores farão suas compras neste local ante 18,9% em 2021, provavelmente pela facilidade de escolha e a variedade de opções de presentes. Já o comércio de rua, que no ano passado era preferência, com 44,7%, somando lojas do centro e de bairro, caiu para 30,3% neste ano.

Formas de pagamento

O pagamento à vista será priorizado, com 26,7% das compras no cartão de débito e 24,4% em dinheiro. O uso do cartão de crédito caiu bastante em comparação com 2021: na modalidade parcelada, baixou de 32,4% para 22,2% este ano, e no vencimento saiu de 21,8% no ano passado para 14,9%.

Observa-se a volta da utilização do papel moeda (2022: 24,4% e 2021: 10,2%) e um crescimento considerável do pix (2022: 10,4% e 2021: 2,5%).

Decisão de compra

O principal fator considerado para a escolha do presente é a qualidade do produto, com 36,7% das menções. As promoções e preço baixo influenciam 19% e 10,9% dos consumidores, respectivamente. Já o atendimento do vendedor chega a motivar 11,8% das pessoas durante a compra.

Efeitos da pandemia

Os impactos causados pela pandemia na decisão de compra reduziram de 59,4% em 2021 para 35,4% este ano, mas continuam influenciando principalmente no valor do presente, com 43%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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