Com mercado em expansão, dias frios aquecem as vendas de vinhos brasileiros

Com mercado em expansão, dias frios aquecem as vendas de vinhos brasileiros

O interesse dos brasileiros por vinhos vem aumentando nos últimos anos. A barreira de consumo de 2 litros per capita no país foi rompida durante a pandemia e segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) já chega a 2,6 litros no ano.

Alguns fatores como o reconhecimento cada vez maior da qualidade e diversidade dos rótulos verde-amarelo e a alta do dólar contribuem para que o setor nacional conquiste novos goles. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em 2021, os vinhos finos tranquilos tiveram uma expansão de 11,43% comparado ao ano anterior e de 73,22% frente a 2017. Os espumantes também cresceram 38,50% em 2021 e nos últimos cinco anos ampliaram em 31,42% sua representatividade.

Como maior vinícola do país, em volume e estrutura, a Aurora tem trabalhado para democratizar e popularizar a cultura do vinho, apoiando iniciativas setoriais, oferecendo uma ampla gama de produtos para as mais diversas faixas de renda e nichos de mercado. São mais de 220 itens, divididos em 14 linhas, comercializados para todos os estados brasileiros e Distrito Federal, além do Exterior.

A Aurora também detém mais de 30% do market share em vinhos finos nacionais, sendo os atacados, varejos e distribuidores os principais canais de venda da marca. Por ano, a companhia envasa mais de 80 milhões de litros de vinhos e espumantes.

“As principais estratégias da Aurora estão ligadas à qualidade, que já começa na matéria-prima, à tecnologia utilizada no campo e na indústria, à inovação na elaboração de produtos, com média de cinco lançamentos por ano, e aos canais de comercialização junto aos nossos parceiros. Procuramos oferecer um atendimento especial, de acordo com cada praça e cada perfil de consumidor, e os resultados deste trabalho tem sido ótimos”, destaca Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.

Apesar dos produtos vinícolas não serem sazonais, com possibilidades de consumo em qualquer época do ano, as temperaturas são fatores que ajudam a impulsionar as vendas de determinados produtos, como os vinhos tintos no inverno. Na Aurora, a estação mais fria representa 20% do total de negociado no ano. Durante a época, 80% das comercializações são de vinhos tintos, 16% de brancos e outros 4% de rosés.

“Os brasileiros ainda associam a bebida aos dias frios, mas percebemos um aumento dos vinhos brancos e espumantes durante todo o ano, e não somente aos meses de calor, como em épocas passadas. O espumante, por exemplo, é a categoria que mais deve crescer em 2022, com uma estimativa de 20%. O brasileiro está descobrindo o espumante brasileiro, e está gostando muito. Ele deixou de ser consumido apenas nas celebrações”, festeja Ficagna.

Frio é o maior vendedor

Pesquisa da Horus, empresa de análise de mercado que traça tendências a partir da análise das notas fiscais emitidas no varejo, mostra que o espaço do vinho nos carrinhos subiu mais de 50% em 2021. O pico de consumo na cesta de compras foi de 18%, justamente nos meses frios de junho e julho.

A exposição do produto no ponto de venda faz bastante diferença na hora da compra. Em períodos cíclicos, como o inverno, por exemplo, atrelar o vinho a outros produtos consumidos nesta época do ano gera resultados expressivos para ambas as categorias: a venda de queijos pode ser incrementada com a de vinhos, assim como de itens da charcutaria, carnes, caldos para sopa, chocolates e outros itens que amenizam o frio. Outro ponto que pode ser pensado é o fato de as pessoas ficarem mais em casa, então a venda de vinhos em supermercados costuma ter um acréscimo expressivo quando aliada a este hábito”, salienta o diretor superintendente da Vinícola Aurora.

Dicas para incrementar as vendas no inverno

Confira algumas dicas que a equipe de Merchandising da Vinícola Aurora separou para ajudar nas vendas de inverno:

  •  Tenha uma área de vinhos bem sinalizada e com a divisão dos tipos de vinhos e regiões produtoras. Sempre que possível coloque orientações extras, de fácil entendimento, com indicações de temperatura de serviço, com o que servir e até tipos de taças.
  • Tradicionalmente, no inverno, os vinhos mais procurados são os de variedades de uvas tintas. Invista na diversidade de opções, mas nunca esqueça das clássicas Merlot (de fácil combinação com alimentos) e Cabernet Sauvignon (que harmoniza com comidas mais pesadas e gordurosas, típicas dos dias frios).
  • Monte ilhas e pontos extras de exposição em locais estratégicos, próximos a queijos, massas, mercearia e hortifrútis.
  • Leve o vinho para outros pontos da loja, explorando promoções e datas comemorativas.
  • Realize degustações em pareceria com as vinícolas ou utilizando um funcionário da loja que seja bem treinado para vinhos.
  • Aumente o espaço nas gôndolas, isso dará maior visibilidade e proporcionará maior giro do produto.
  • Disponibilize espumantes, vinhos brancos e rosés e frisantes em geladeiras.
  • Ofereça embalagens especiais para os vinhos, tornando-o ainda mais atrativo para presentear.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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