You are here
Home > Negócios > Empresa curitibana Gateware expande negócios na Argentina

Empresa curitibana Gateware expande negócios na Argentina

Alocação de Profissionais de Tecnologia e aplicativo de Prova de Vida são foco para crescimento no mercado latino-americano

A Gateware, empresa curitibana de tecnologia da informação (TI), inicia processo de expansão na Argentina, onde já tem unidade, com foco no mercado de Alocação Profissional e no uso do aplicativo que realiza Prova de Vida, Recadastramento Digital e Consulta de Óbito, o LivID. Para liderar a operação, a empresa conta agora com Mariano Espinoza (foto) como gerente comercial para o mercado argentino.

Espinoza mora no Brasil há 20 anos, mas sempre teve contato com o país de origem. O profissional começou a trabalhar em 2002 no mundo corporativo brasileiro, em empresas do segmento tecnológico e foi ainda consultor externo ao longo da trajetória.

Desde a primeira empresa em que ingressou, em 2002, na Softexpert, se especializou no mercado da América Latina. Quando atuou na Xtrategus Group em Curitiba, foi premiado pela Associação Comercial da cidade em 2009 como empresa exportadora de software. “Atuei comercialmente em muitas empresas e nas suas internacionalizações, sempre trabalhando na parte comercial e diretamente com sistemas, softwares, infraestruturas, nuvem, serviços, ERP, SAP, e assim por diante”, destaca o profissional que também trabalhou nas multinacionais Thomson Reuters (Mastersaf) e na Sonda IT uma das maiores integradoras de TI da América Latina.

O mercado argentino, assim como os demais de outros países da América Latina, é muito similar ao brasileiro. “Eles não diferem muito das demandas e necessidades que cada empresa tem e em relação à chegada das inovações. Isso se deve à realidade do mundo globalizado, que apresenta os mesmos desafios”, explica Espinoza.

A suíte GW Outsourcing para alocação de mão de obra qualificada será o primeiro foco de atuação, e o segundo será o LivID, o aplicativo que realiza Prova de Vida, Recadastramento Digital e Consulta de Óbito por meio da inteligência artificial. “Essas duas frentes são as responsáveis por viabilizar negócios, porque o mercado na Argentina está muito aquecido com forte demanda”, informa, destacando o levantamento sobre o país recém apresentando internamente. Em 2025, estudos apontam que a demanda por profissionais de TI no país chegará a 700 mil. “Isso demonstra que o mercado já está brigando por esse recurso e vamos recrutar argentinos”, avalia.

Os segmentos de atuação na Argentina com maior demanda são do agronegócio, bancos, fintechs, seguradoras, indústria, laboratórios e farmacêuticas. Nessa linha, conhecimento e networking no mercado são duas ferramentas que diferenciam a atuação de Espinoza. “Mapear as empresas e conhecer o que elas precisam de nossas ofertas foi fundamental. Detectamos o quanto precisam de nossos serviços, o que já está tracionado no planejamento”, diz.

“O meu trabalho como gerente comercial é abrir novos caminhos e buscar oportunidades. Temos um segmento muito grande a desenvolver na América Latina”, aponta.

Mariano Espinoza atuou também na Xtrategus Group, Microcity e Prime Control. Na Argentina, a Gateware, atende um contrato global da AB InBev, cujos recursos são compartilhados com a marca Quilmes.

 

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top