Índice de Atendimento de Bancos e Plataformas continua negativo

O Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), em parceria com a Toluna, revela que o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas evoluiu, mais uma vez, negativamente em maio de 2022, tendo como base abril de 2022, queda de (−0,54%). Os bancos tiveram decréscimo de (−0,28%) enquanto as plataformas de (−0,80%). Itaú e XP foram os mais bem avaliados nas categorias Bancos e Plataformas, respectivamente. A pesquisa foi realizada entre 2 e 8 de junho, com 500 respostas completas ao nosso questionário.
O Gráfico a seguir mostra a evolução dos critérios entre maio/22 e abril/22:
Observa-se que Realização, Contato e Disponibilidade foram os critérios com pior desempenho, enquanto Eficiência foi o único que apresentou evolução negativa.
Os bancos apresentaram evolução negativa em quase todos os critérios, exceto Eficiência e Aconselhamento. Responsabilidade foi o quesito com maior evolução negativa (−1,58%). As plataformas também apresentaram evolução negativa em quase todos os critérios, com exceção de Responsabilidade, que teve evolução positiva de 0,26%. Destaques negativos para Realização (−2,03%), Disponibilidade (−1,57%) e Contato (−1,30%).
Na tabela abaixo, em verde, estão os critérios com evolução positiva; em laranja, os com evolução negativa.
A amostra indica ainda que a maioria dos investidores (55,59%) utilizam as plataformas como primeira opção de investimento. Outros (44,42%) disseram que preferem os bancos como primeira alternativa. Mesmos números de abril. É interessante ressaltar que o Nubank continua dominando a amostra, com 22,31% dos respondentes indicando ser ele a primeira opção para operações financeiras. O maior banco, Itaú, responde por aproximadamente 11,49% da amostra.
Evolução individual
Com um volume maior que 10 respondentes, o Itaú foi o banco mais bem avaliado pelos clientes em maio de 2022, seguido pelo Bradesco e Caixa Econômica Federal. Como no mês anterior, o BB se destacou pelo lado positivo, com 0,17% de evolução em relação a abril. Já o Santander foi o que pior evoluiu, com queda de 0,93% na sua avaliação.
Quem subiu (verde) e quem desceu (amarelo) na apuração de maio em comparação com abril (cinza).
Nas plataformas, a XP foi a mais bem avaliada, seguida pelo Nubank e Rico. A Toro foi a pior avaliada.
Quem subiu (verde) e quem desceu (amarelo) na apuração de maio em comparação abril (cinza).