Preparação tecnológica do varejo para a Black Friday deve começar meses antes

Preparação tecnológica do varejo para a Black Friday deve começar meses antes

Segundo pesquisa da NielsenIQ|Ebit, em 2021, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday totalizaram R$ 4,2 bilhões, em um crescimento de 5% em relação a 2020. E quando se trata não só de vender, mas também de suportar e entregar com sucesso a quantidade aumentada de encomendas que acontecem em novembro, no período consolidado no varejo brasileiro conhecido como “Black Friday”, as lojas virtuais precisam se preparar meses antes.

“Esta preparação exige estratégia, experiência e investimentos, ano após ano. As tecnologias mudam rapidamente e a legislação também precisa ser acompanhada de perto. Idealmente, as lojas precisam começar a conferência de seus planos e de sua estrutura de TI para o aumento exponencial da demanda de Black Friday já no início do segundo semestre”, explica Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions. “Isso porque determinados ajustes levam tempo para serem implementados e checados”, complementa.

Segundo o especialista, o risco de não se preparar adequadamente para questões como instabilidade e problemas relativos à escala, desempenho, segurança, meios de pagamento e bases de dados, é alto demais para ser corrido. “Contar com uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer modificações com base no que foi experimentado no ano anterior é essencial nesta preparação”, aponta.

Algumas poucas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar milhões em prejuízos, além da má experiência do cliente com a marca. Em 2021, pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online na virada da quinta (25 de novembro) para a sexta-feira (26 de novembro, a “Black Friday”) e apontou que problemas de lentidão e instabilidade em e-commerces no período podem ter gerado prejuízo de cerca de R$ 8 milhões às lojas virtuais. “Por isso, é essencial cuidar e expandir a arquitetura e tráfego de dados para estes momentos, cuidar da segurança, testar meios de pagamentos para garantir estabilidade, performance, segurança e uma boa experiência do consumidor”, explica Walter.

Experiência do cliente 

“Diferentemente da experiência que o consumidor tem no varejo físico, no ambiente digital ele consegue comparar rapidamente ofertas e fretes, sendo estimulado de diferentes maneiras a inserir produtos em seu carrinho. Ele também pode aproveitar uma experiência cada vez mais personalizada devido ao uso da inteligência artificial. É muito importante que o usuário não encontre empecilhos no uso da plataforma, tenha o acesso a um website intuitivo e responsivo, capaz de atender ao aumento do tráfego, volume de dados processados e novos cadastros que surgem nesse período. Acima de tudo, o cliente precisa encontrar uma loja confiável”, observa Walter.

Dicas do especialista de TI

Walter selecionou alguns pontos de atenção do ponto de vista tecnológico para que um e-commerce possa se preparar adequadamente para a Black Friday 2022:

Estabilidade – É preciso revisar a manutenção das redes, servidores, atualizar as aplicações e fazer um redimensionamento e ajustes, verificando se se está, de fato, preparado para suportar a alta demanda. Diagnosticar o estado real da rede, corrigir falhas e potencializar os níveis de desempenho da infraestrutura garante a maior disponibilidade da conexão de rede do negócio para os seus clientes.

Escalabilidade – Estudar a demanda da infraestrutura e definir “janelas” para o aumento da capacidade é passo fundamental neste quesito. Migrar a operação para a nuvem pode permitir escalar rapidamente os serviços, garantindo a continuidade da experiência do cliente mesmo em momentos de alto tráfego. Assim, em momentos de estrutura enxuta, é possível expandir a capacidade para comportar os novos acessos quando necessário.

Segurança – Preocupar-se com a segurança do e-commerce e estar preparado para ataques como fraudes é fundamental para evitar prejuízos e ajudar a conquistar a confiança dos consumidores, contribuindo para uma boa reputação da marca e o aumento das conversões de vendas. Segundo a ClearSale, tentativas de fraudes em compras online na Black Friday 2021 no Brasil tiveram o aumento de 131% em relação a 2020.

Performance – Revisar a experiência do usuário, bancos de dados e servidores são tripés para a checagem do desempenho do e-commerce. A análise do usuário com base nos registros em bancos de dados ajuda a tomar as melhores decisões para garantir a melhor experiência e oferecer os melhores produtos, conforme a demanda.

Meios de pagamento – Estruturar as integrações dos meios de pagamento também é essencial para o bom funcionamento do e-commerce. Dentro dessa perspectiva, quanto mais integrados forem os processos, menos brechas para falhas que podem trazer prejuízos.

CRM (Customer Relationship Management) – Por fim, vale implementar e/ou aprimorar os sistemas de informação, revisar a base de dados, verificar a necessidade de limpezas, eliminar inconsistências e checar a arquitetura das informações para a base de clientes, com o apoio de uma gestão integrada de TI.

“Em resumo, otimizar a infraestrutura da TI do e-commerce a tempo para a Black Friday é um trabalho que demanda foco e energia. O apoio de empresas com expertise nestas demandas específicas, capazes de oferecer o diagnóstico e ajudar a ter a visão completa da TI para garantir a implementação dos ajustes necessários, é fundamental para garantir o sucesso destas campanhas, que exigem uma preparação prévia, da melhor forma”, destaca o CEO da Inove Solutions.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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