Algumas estratégias podem proteger os negócios em tempos de inflação

Algumas estratégias podem proteger os negócios em tempos de inflação

À medida que a inflação e a incerteza do mercado aumentam, empresas enfrentam pressões constantes para manter os custos sob controle e ao mesmo tempo, expandir os negócios. O aumento dos insumos e a escassez de oferta, bem como a alta dos preços de produtos e serviços, tornaram mais difícil para as organizações se manterem competitivas. Apesar dos esforços constantes, muitos empreendedores não sabem ao certo como suportar o impacto da inflação, e como resultado, torna o planejamento financeiro essencial para a empresa.

Para ajudar as organizações neste momento e elevar o negócio a outro patamar, o Pagcorp, solução que integra cartões pré-pagos com plataforma de gerenciamento de despesas corporativas, listou os principais elementos e estratégias que podem ser implementados para proteger os negócios. Confira:

1. Foco no fluxo de caixa

De fato, a inflação irá atingir os elementos do fluxo de caixa de forma equivalente, não afetando o valor final num primeiro momento. Quando os negócios estão lentos, há uma tendência a ignorar certos quesitos, como gastos, compras e cobranças. Ter uma visão geral das novas compras e do retorno do investimento que elas entregam é primordial. Use relatórios para ver o que está pendente, em seguida, acompanhe as faturas não pagas e as estimativas pendentes para manter o negócio em movimento.

2. Gerencie o dinheiro

Lembrar que o valor do dinheiro diminui e ter flexibilidade nos gastos à medida que a incerteza e as taxas de juros aumentam é importante. Lembre-se, é preciso mais dinheiro para cumprir as mesmas tarefas. Portanto, o primeiro passo é proteger a reserva de dinheiro e garantir que se tenha o suficiente em mãos.

3. De olho nos gastos sem perder a qualidade no negócio

Manter o foco nos principais produtos ou serviços continua sendo fundamental em momentos de incerteza do mercado. Com a inflação, torna-se mais difícil manter a lucratividade, portanto é necessário ficar de olho nas despesas. Portanto, aposte em ações garantindo que seu produto ou serviço sigam sendo o melhor.

4. Reveja as estratégias de preços

É fundamental garantir que você esteja precificando seus serviços de forma justa durante períodos inflacionários. Nem sempre aumentar os preços é viável, por isso avalie se for melhor manter as margens de lucro. Fique de olho no nicho do mercado e siga eventos e notícias que possam impactar seu modelo de negócio.

5. Atenção à produtividade

Ter um plano de negócios claro e focar em alternativas para fazer mais com menos são ótimas maneiras de reduzir custos. Processos manuais para tarefas diárias podem ser repensados a fim de melhorar a eficiência. Comece anotando todos os processos de negócios realizados a cada semana. Quando puder mapear um processo passo a passo, é mais fácil identificar áreas para melhorias.

6. Automatize se necessário

Existem diversos aplicativos que ajudam a automatizar tarefas repetidas. Se puder automatizar elementos do trabalho diário, é uma boa saída. A automação reduz erros, agiliza processos e melhora o atendimento ao cliente com ferramentas mais ágeis e confiáveis.

7. Agilidade e flexibilidade

Uma das melhores maneiras de proteger o negócio durante a inflação é ser ágil e flexível. Quando o preço de matérias-primas, um serviço ou um equipamento, por exemplo, aumenta, é hora de experimentar uma mudança na estratégia de negócios. O importante é ser flexível o suficiente para se adaptar à mudança, mantendo os objetivos principais. Certifique-se de permanecer flexível e aberto a novas maneiras de fazer negócios. Mas também de que esses novos métodos sejam incorporados à cultura da empresa.

8. Mercado de trabalho

Criar uma estratégia de RH para atrair e reter talentos é essencial. Ofereça, por exemplo, apoio aos colaboradores como desenvolvimento de carreira. Esse também é um ótimo momento para criar estratégias de Employer Branding que devem dialogar com a cultura organizacional e podem auxiliar a manter talentos junto a empresa.

9. Gestão de gastos corporativos

Para ajudar a conter os gastos diante as altas do mercado, é imprescindível adotar soluções financeiras que possam colaborar com a gestão de despesas corporativas, um controle que pode ser desafiador no dia a dia dos gestores e líderes. Para isso, adote um sistema de descentralização de gastos para facilitar o processo de comprovação de compras corporativas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *