Dasa lança programa inédito para formar colaboradores em tecnologia

Dasa lança programa inédito para formar colaboradores em tecnologia

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de lançar um programa para formar colaboradores na área de tecnologia, o Forma Tech. O objetivo é que, depois do curso, eles integrem o quadro de programadores da empresa – uma maneira de acelerar a ascensão de suas carreiras, além de suprir um dos principais desafios da área: a escassez de talentos disponíveis no mercado. Afinal, uma estimativa feita pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2022, aponta que o déficit de profissionais de TI no Brasil deve chegar a 797 mil até 2025*.  

“A formação dos profissionais dessa área não acompanha a transformação digital pela qual as empresas brasileiras passam. Aqui, na Dasa, temos um banco de mais de 50 mil talentos potenciais que podem atuar na tecnologia. E com a vantagem de já conhecerem o mercado de saúde e estarem inseridos na cultura organizacional do nosso ecossistema”, explica Venâncio Guimarães, diretor de Produtos – Pessoas e Cultura da Dasa.  

Na primeira fase do projeto, que começou em junho de 2022, participam 26 colaboradores (14 homens e 12 mulheres) de áreas variadas, como recepção, manutenção, radiologia e coleta, que já cursam faculdade na área de tecnologia. A trilha de formação foi desenvolvida em parceria com a Alura, uma das maiores plataformas de educação à distância nesse setor, e tem duração de oito semanas. Os alunos poderão escolher em qual jornada de programação se especializar (APP, QA, WEB e BFF) e, nesse período, terão aulas teóricas, mentoria de especialistas das áreas técnicas e, ao final, passarão por uma avaliação de conhecimentos.  

“Quando passarem a integrar o time de tecnologia, esses colaboradores continuarão sendo desenvolvidos e acelerados em seus upskillings para ocupar cargos ainda maiores”, explica o diretor geral de Tecnologia e Transformação Digital na Dasa, Danilo Zimmermann. 

Todo o conteúdo será disponibilizado dentro do Dasa Educa, a plataforma em que os colaboradores têm acesso gratuito a conteúdos científicos, lives, simpósios, podcasts e aulas sobre diversas especialidades, além de atualizações e formações sobre os temas mais discutidos pela comunidade médica.

Transformação digital

Desde 2018, a área de tecnologia é protagonista na Dasa, que fez um grande investimento em transformação digital. Toda a jornada de saúde na empresa ganhou mais agilidade, eficiência e sustentabilidade, utilizando a inteligência de dados para gerar valor em toda a cadeia e deixar a jornada do paciente mais fluida. 

Para viabilizar essa integração, a Dasa construiu um data lake, o maior do setor privado do país, com 6.4 bilhões de dados (mais de 50% deles interoperáveis). As informações são centralizadas e disponibilizadas a médicos e pacientes no aplicativo NAV, uma nova e única plataforma que empodera e facilita a jornada das pessoas no cuidado da saúde, concentrando todos os históricos de exames e consultas. O Nav Pro, interface da plataforma para os profissionais de saúde, ajuda no acompanhamento dos pacientes e dá até insights clínicos. 

Além disso, o Dasa Exp, a área de inovação que concentra mais de mil profissionais de tecnologia em células ágeis, trabalha com o propósito de melhorar a saúde de milhares de pessoas através de produtos digitais e preditivos aliados à expertise médica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *