Pedidos de empréstimo para empreender chegam a 39,20% no Paraná

Pedidos de empréstimo para empreender chegam a 39,20% no Paraná

Dados mostram diminuição nos pedidos para pagamentos de dívidas e também para compras e moradia

Provu, fintech especializada em crédito pessoal e meio de pagamento, realizou um levantamento com base nas solicitações de empréstimo feitas em junho deste ano e seus principais motivadores. Segundo dados apurados, 39,20% dos pedidos dos paranaenses foram para começar ou investir no próprio negócio. Quando comparado ao ano anterior, quando a parcela de pedidos na categoria foi de 29%, esse número avançou 35%. Mensalmente, a plataforma recebe um volume de cerca de 100 mil solicitações de todos os estados do país.

“Estamos observando esse número cada vez mais crescente. Além da facilidade de fazer um pedido de empréstimo de forma totalmente online, e acreditamos que a existência de barreiras burocráticas para obter crédito para pequenos negócios, como falta de garantias e tempo de CNPJ, são as principais razões que estão levando o empreendedor a buscar financiamento como pessoa física”, destaca Bruno Borges, CMO da Provu.

Já os pedidos de crédito para pagamento de dívidas, que costumavam ser a maior motivação das solicitações, vêm apresentando uma leve queda, atingindo 33,5% do total frente a 38% registrado no mesmo período no ano passado. Também vêm diminuindo as requisições de empréstimo para investir em casa, seja para fazer uma mudança, reforma ou compra de novas mobílias: 9,30% dos pedidos tiveram essa finalidade, enquanto, em junho de 2021, esse número ficou em 13%, o que reforça a tese de que na pandemia os paranaenses ficaram mais tempo em suas casas e investiram em melhorias com o lar.

Solicitações para compras em geral também vêm apresentando número decrescente, com 7,20% dos pedidos feitos em junho, frente a 12% nesse mesmo período no ano anterior.

A Provu começou a operar no Brasil em 2015, e de lá para cá mais de R$ 750 milhões já foram emprestados, alavancando a vida de mais de 90 mil clientes

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *