Saiba como a gestão de estoque pode auxiliar o seu negócio

Saiba como a gestão de estoque pode auxiliar o seu negócio

Ter uma gestão eficiente de estoque é tão relevante que pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um empreendimento, pois impacta o negócio de diversas maneiras. O estoque pode ser um dos indicadores de desempenho mais importantes de uma empresa, porque estoque equilibrado significa controlar a entrada, entender os ciclos das mercadorias e ajustar o prazo de pagamento dos fornecedores com os pagamentos dos clientes, por exemplo.

Administrar o estoque é também o primeiro passo para auxiliar as equipes de vendas a melhorarem seus números, pois, somente depois de classificado o que existe para pronta-entrega e o que está por ser entregue pelos fornecedores, é que se consegue traçar um mapa e planificar o que pode ser comercializado.

Para exemplificar, vamos analisar o caso de uma distribuidora que conta com uma equipe de cinco vendedores na rua. A gestão de estoque, nesse caso, garante que os vendedores saibam o que podem vender para que não vendam o mesmo produto em duplicidade. Ao mesmo tempo, uma visão clara do estoque pode resultar numa campanha de incentivo de venda para produtos parados.

De acordo com Wendel Ferreira, gerente de produto da IOB, uma dica para que a venda duplicada não aconteça, ou até mesmo a venda além do que há em estoque, é dividir os produtos por cotas entre os vendedores. “Coloque 10 produtos para cada um da equipe vender. Existem alguns sistemas que fazem isso e podem auxiliar no dia a dia e ainda proteger o negócio do estoque negativo”, afirma Ferreira.

Outro cuidado que o especialista da IOB aponta é para os casos nos quais a mercadoria não é entregue diretamente para o cliente, mas, sim, deixada por conta do fornecedor. “Se não estiver sintonizado com o fornecedor sobre quantidades, entrega e logística, a possibilidade de ter problemas aumenta”, alerta.

Wendel Ferreira também destaca que é negativo para a empresa quando o cliente compra e o fornecedor não entrega porque não fabricou a tempo. “Isso compromete a imagem e a credibilidade do seu negócio. É uma bola de neve que só quem tem a perder é você”, conclui.

Nesse sentido, a melhor alternativa é alinhar o ciclo do estoque. Isso significa que é preciso ordenar toda a trajetória, tendo início na conversa com o fornecedor e passando por todo processo de venda. Logo, a comunicação entre todas as partes envolvidas no processo é fundamental.

O prazo final da venda ao cliente está diretamente ligado com a negociação que se mantém com o fornecedor. Inclusive, quanto mais sua empresa vende, maior será o desconto que se pode obter junto ao fornecedor. A melhor forma de controlar o estoque, conforme o especialista da IOB, é contar com um sistema de gestão.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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