Cresce número de mulheres que buscam soluções para seus negócios no mercado financeiro

Cresce número de mulheres que buscam soluções para seus negócios no mercado financeiro

Público feminino programa seus investimentos com cautela e visão a longo prazo

Segundo estudo da gestora de investimentos americana Fidelity, as mulheres têm melhores retornos nos investimentos que homens. No Brasil, esse cenário está cada vez mais consolidado, pois a representatividade de mulheres investidoras é recorde, somando 1,17 milhão em 2021.

A especialista Isabela Franco, gerente de novos negócios na fintech Crediblue, explica que o perfil de comportamento das mulheres no mercado financeiro justifica os números. “As mulheres têm um perfil mais cauteloso de investimento. Elas tendem a ter mais paciência e visão de longo prazo, além de se exporem menos ao risco e dedicar seu tempo ao estudo de cada aplicação. Por isso, costumam também obter resultados melhores”, afirma.

Outra pesquisa, realizada pela Me Poupe, da jornalista Nathália Arcuri, também revelou que 58% das investidoras brasileiras buscam investimentos para realização de planos futuros que incluem aquisição da casa própria, estabilidade financeira e abrir o próprio negócio. Sob esse último aspecto, Isabela Franco reitera que, nas operações da Crediblue, é perceptível o movimento das mulheres em buscar oportunidades com linhas de crédito acessíveis – como o home equity, ou crédito com garantia de imóvel.

“Com prazos maiores e as taxas mais atrativas do mercado, o home equity vem sendo uma das soluções mais buscadas por mulheres que chefiam negócios ou querem empreender, principalmente após o lançamento da nossa linha em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que disponibiliza até 500 milhões exclusivamente para micro, pequenas e médias empresas”, esclarece Isabela.

A especialista da Crediblue lembra ainda que a parceria com o BNDES é por tempo limitado, e, diante da recessão econômica prevista para os próximos anos, esse é o melhor momento para realizar esse tipo de investimento. “Tomar uma linha de crédito ajustada à realidade é uma forma inteligente de investir no próprio negócio, pois, em pouco tempo, esse recurso irá se esgotar. É analisando esse cenário e planejando para o futuro que as mulheres saem à frente – mesmo em tempos difíceis, elas certamente colherão bons frutos”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *