You are here
Home > Finanças > Febraban Tech 2022 terá experiências imersivas

Febraban Tech 2022 terá experiências imersivas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preparou surpresas para o público do Febraban Tech 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que ocorre de 9 a 11 de agosto na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Durante o congresso, os visitantes poderão vivenciar experiências imersivas e tecnológicas no Febraban Tech Experience, localizado no primeiro pavimento da Bienal. O conteúdo das experiências é baseado nas trilhas temáticas do evento.

Conheça as atrações confirmadas no espaço que reúne tecnologias imersivas para o público viver o futuro no presente:

  1. Cabine para criação de avatar no metaverso: experiência possibilita que os visitantes personalizem seu próprio avatar no ambiente imersivo e salvem o arquivo para compartilhar e usar nas redes sociais.
  2. Arena de drones: para mostrar o poder do 5G, que habilita diversas possibilidades de dispositivos de internet das coisas e negócios inteligentes, o público será convidado a pilotar um drone em um espaço controlado. A experiência traz cenários de “cidade” e de “campo”, e, conforme o equipamento passa por determinados pontos de cada tela, é mostrado, nas paredes internas da arena, algumas das funcionalidades do 5G nesses ambientes, como iluminação inteligente de vias públicas, monitoramento de rebanhos, topografia de terrenos e coleta de dados meteorológicos. Uma experiência visual e divertida do poder do 5G e dos objetos conectados.
  3. Open Finance e Inteligência Artificial: criado na primeira cabine do Febraban Tech Experience, o avatar ganha, nesta experiência, uma demonstração lúdica de Open Finance e Inteligência Artificial (IA). Após responder a um rápido quiz em um tablet, as respostas são combinadas e, por meio de um software de IA, é criada uma arte digital. A experiência mostra que, assim como no Open Finance, as escolhas, opiniões e gostos fazem diferença, já que entregam informações personalizadas ao cliente. A composição final (avatar + quadro) pode ser imediatamente resgatada pelo participante por QRCode.
  4. Nuvem de dados e criptografia dos nomes: na parte interna de uma sala, o participante preenche seu nome, que automaticamente vira uma chave criptografada. Esse código é enviado por meio de uma coluna central para a “nuvem de dados”, que pode ser vista dos andares superiores da Bienal. A projeção combina frases, imagens e códigos binários, dando a impressão de que as informações estão em constante circulação na nuvem. Ao mesmo tempo, aparecem ali símbolos de segurança, para demonstrar a confiabilidade desse recurso. Além da criptografia, haverá um jogo digital para explicar o que é o real digital, a moeda digital que está sendo desenvolvida pelo Banco Central.
  5. Segurança digital e senhas seguras: nesta experiência, os visitantes são convidados a um game no qual é solicitada a criação de uma senha. Em uma correlação com uma casa ou empresa, o jogo vai mostrar a importância e os critérios para a criação de uma senha segura. Com base nas escolhas do usuário, a casa ou empresa ficará vulnerável ou não a ataques externos. Uma forma lúdica de explicar os riscos e a importância da segurança cibernética no uso pessoal e corporativo.
  6. Uma viagem no ESG: por meio de conteúdo de áudio e vídeo, o público é convidado a conhecer os três pilares do ESG: Ambiental, Social e Governança.

Filme em realidade virtual: Maravilhas Naturais do Brasil

Os visitantes do Febraban Tech poderão ainda participar de duas experiências com óculos de realidade virtual no terceiro pavimento da Bienal. A primeira consiste em uma viagem em filme 360 graus por parques naturais do Brasil. Dirigido por Tadeu Jungle, o “Maravilhas Naturais do Brasil” foi produzido com exclusividade para o evento e já tem um teaser disponível no canal da Febraban no YouTube.

Já a segunda permite experimentar como é uma reunião com avatares dentro do metaverso. O público poderá entrar em uma sala de reunião no metâmeros e interagir com outras pessoas neste ambiente imersivo.

As inscrições para o Febraban Tech estão abertas no site do evento: FEBRABAN TECH 2022. Na página, também é possível conferir a programação completa e a lista de todos os palestrantes confirmados, além das novidades da agenda.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top