78% dos varejistas pretendem investir em mídia paga

78% dos varejistas pretendem investir em mídia paga

O investimento em publicidade digital aumentou 27% em 2021, totalizando R$ 30,2 bilhões de reais, segundo uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) em parceria com a Kantar Ibope Media. Mais da metade desse montante – 54% – foi direcionado para anúncios em redes sociais. Esse crescimento influenciou profissionais de marketing a planejarem metas bastante otimistas para 2022. Um relatório da CommerceNext aponta que 55% deles esperam um novo avanço, próximo de 20%, e que 78% dos varejistas pretendem manter os investimentos em mídia paga durante todo o ano, com foco na aquisição de clientes.

“Essas projeções indicam uma concorrência cada vez maior no mercado e grandes players investindo cada vez mais, o que se torna uma dor dentro do varejo, por conta do custo de aquisição de clientes, que também aumenta. Ou seja, é exigido um esforço financeiro e de estratégia maior para se alcançar os mesmos resultados que as empresas obtinham no passado”, comenta Afonso Schnaider, diretor comercial da Nação Digital, agência especialista em performance e growth, com foco em e-commerce e verticais em crescimento.

“A publicidade digital, na prática, vende a atenção do consumidor e os canais são compartilhados. Ou seja, o seu anúncio divide espaço com o de outras empresas em um mesmo feed. Ainda que não sejam seus concorrentes, você estará disputando a atenção do público com eles. Enquanto existir alta demanda de anúncios, haverá alta dos preços e sempre haverá players dispostos a pagar para aparecer na frente, ganhando espaço e visibilidade”, completa Gustavo Pisani, diretor de varejo do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

Estratégia holística reduz custo de aquisição de clientes

Afonso defende que a aquisição de clientes pode ter um custo reduzido a partir de uma estratégia holística, que combine táticas e canais variados. “A mídia paga deve ser pensada tendo em vista toda a jornada do consumidor, a construção do posicionamento digital e a criação de audiência com campanhas de topo e meio de funil. Hoje, muitas empresas cometem o erro de direcionar a maioria dos investimentos para fundo de funil e, com isso, se deparam com um fundo de funil escasso, o que resulta em campanhas cada vez mais caras”, alerta.

O especialista lembra ainda que há outras estratégias importantes, além da mídia digital paga, como a criação de conteúdo relevante para potenciais clientes e uma estratégia completa de CRM, ferramenta específica para a gestão de relacionamento com o cliente.

“Conteúdos ricos, que entendem e respeitam a jornada do público, servem como moeda de troca para conseguir informações relevantes e ajudam a aumentar a aquisição de potenciais clientes por um custo muito baixo. Para completar, uma estratégia robusta de CRM melhora a experiência do consumidor e estreita um relacionamento duradouro, com um mindset de colocá-lo no centro da jornada. O CRM fornece dados relevantes para clusterizar clientes com base nos comportamentos de compra, gerando insights estratégicos para o negócio”, afirma.

Segmentação do público para abordagens mais assertivas

A Nação Digital foi adquirida pelo Grupo FCamara para deixar o portfólio de serviços do Grupo ainda mais completo, apoiando os varejistas com esse desafio de otimizar o investimento e resultados em publicidade digital. Sua atuação se baseia especialmente na combinação de Performance Full Funnel com Lead Generation e CRM.

Com o Performance Full Funnel, é possível planejar, executar e otimizar campanhas de mídia, com foco na construção de audiências qualificadas e convertê-las em clientes. O Lead Generation, por sua vez, cria estratégias para gerar cada vez mais leads qualificados, por meio da criação de conteúdo de valor, ajudando a diminuir seu custo de aquisição. E com o CRM, é conduzida a segmentação dos clientes com base nos comportamentos de compra e navegação, para ativação com estratégias promocionais, além de análises avançadas que ajudam a criar modelos preditivos.

“É possível, por exemplo, identificar quem é o público mais propenso a comprar nos próximos dias, ou seja, identificar oportunidades de negócio e de alavancar resultados. A junção dessas três soluções diminui os custos de aquisição de clientes para as marcas, aumenta a conversão de leads em clientes e de clientes em fã. O segredo é não limitar o olhar para o fundo de funil, pensar em todas as etapas da jornada e direcionar estratégias específicas e assertivas a cada uma delas”, finaliza Pisani.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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