Consultório da Saúde Financeira atende pessoas que perderam o controle das contas

Consultório da Saúde Financeira atende pessoas que perderam o controle das contas

Projeto realizado pela Estácio Curitiba dissemina conhecimentos de educação financeira e orientação educativa em finanças pessoais

Alta dos juros, encarecimento do crédito, desemprego e escalada da inflação são os principais responsáveis pelo novo crescimento do endividamento no país. As informações são do Serasa, divulgadas em julho, que registrou que mais de 66,6 milhões de pessoas no Brasil encontram-se inadimplentes. Com o propósito de orientar à comunidade, professores e alunos do projeto de extensão Consultório da Saúde Financeira, da Estácio Curitiba, estarão disponíveis para dialogar com a população interessada. O mutirão acontecerá na próxima terça-feira (20), na unidade Cristo Rei, das 19h às 22h.

“É preciso saber administrar o que se ganha. Saber planejar as contas requer uma estratégia bem definida”, diz o economista Hugo Meza (foto), professor na Estácio Curitiba, e idealizador do Consultório da Saúde Financeira. O projeto de extensão universitária foi criado para disseminar conhecimentos de educação financeira, assim como fornecer orientação educativa em finanças pessoais para a sociedade.

Na próxima terça-feira (20), alunos de Contabilidade e Administração, com orientação dos professores, estarão disponíveis para realizar atendimento de análise de dívidas, explicar como é possível calcular juros, organizar as contas de uma família, também orientar sobre investimentos, contratos de financiamentos. “Nosso plantão é bem aberto no que se refere a finanças pessoais. Vamos ensinar a usar uma calculadora fácil de juros”, observa Meza. Desta forma, para o atendimento, é importante levar todos os documentos possíveis no que se referem as dúvidas, como contas, holerites, contratos.

Além do mutirão da próxima terça-feira (20), o interessado que não tiver disponibilidade para participar, ainda pode receber as orientações de forma virtual. Pelo site https://www.consultoriosaudefinanceira.com.br/ é possível fazer o agendamento e o atendimento será individualizado com todo o sigilo e o respeito à Lei de Proteção de Dados do Consumidor. “Funciona como um Núcleo de Prática Jurídica, mas no lugar do Direito, o foco são as finanças pessoais. Não se trata de uma consultoria financeira, é uma educação financeira para evitar que as pessoas entrem em endividamento ou porventura possam sair dele”, ressalta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *