Unidas e Ouro Verde formam uma das maiores locadoras do Brasil

Unidas e Ouro Verde formam uma das maiores locadoras do Brasil

União das marcas amplia frentes de atuação e torna o Grupo Unidas ainda mais competitivo frente ao crescimento do mercado

A partir desta segunda-feira  (03/10), a Ouro Verde e a Unidas combinam os seus negócios sob uma única marca – a Unidas. Esta operação posiciona o Grupo Unidas entre os três maiores no setor, com o diferencial de oferecer uma plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos, abrangendo serviços para pessoa física e empresas.

“Estamos reunindo o melhor de duas grandes empresas de sucesso no mercado de locação: a expertise de quase 50 anos da Ouro Verde em gestão e terceirização de frotas com a reconhecida atuação da Unidas em locação de veículos leves. A combinação possibilita que as empresas continuem servindo seus clientes com a dedicação, know-how, e customização pela qual são reconhecidas no mercado, mas agora sob a mesma marca. Com a união dos times especializados nas duas frentes, a nossa solução em locação se torna ainda mais competitiva, com alternativas completas de mobilidade para todos os segmentos”, afirma Cláudio Zattar, CEO da Unidas.

Cláudio Zattar, CEO da Unidas.

“Oferecemos uma verdadeira one stop solution para os nossos clientes – conosco, o consumidor poderá locar e fazer a gestão de sua frota de veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados e também contar com aluguel diário, semanal, quinzenal ou mensal de carros para pessoa física e empresas”, complementa o executivo, que comanda a Ouro Verde desde 2019 e assume também a marca e as empresas resultantes da combinação.

Frota de 90 mil ativos

A marca Unidas – reconhecida como uma das mais valiosas do Brasil, segundo ranking da Brand Finance Brazil – passa a contar com frota aproximada de 90 mil ativos (entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados), mais de 180 lojas de aluguel de carros para pessoa física e jurídica, além de mais de 20 pontos de venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado, e 3.600 colaboradores.

“A Unidas tem forte atuação nacional no varejo e grande reconhecimento de seus consumidores devido à excelência dos seus serviços”, ressalta o CEO. “No entanto, nada muda para os clientes da Ouro Verde, que podem continuar contando com os mesmos serviços, com qualidade e eficiência, e com o relacionamento próximo e customizado de seus times de especialistas. E agora, com uma frota ainda mais robusta, garantindo mais agilidade no atendimento e produtividade para os clientes”, acrescenta.

De acordo com o executivo, o mercado de locação de veículos e gestão de frotas tem baixa penetração no Brasil e está em franca expansão, apresentando um potencial de crescimento significativo, em linha com a rápida mudança na mobilidade urbana e nas empresas em geral, que gradualmente substituem a propriedade dos ativos pelo uso. Portanto, esse novo momento trará ainda mais robustez à operação e contribuirá para ampliar os negócios em todo o país.

O Grupo Unidas é resultante da aquisição de ativos da Unidas pela Brookfield Asset Management, acionista controladora da Ouro Verde, realizada em junho deste ano e concluída em 03 de outubro, abrangendo cerca de 49 mil veículos, além de lojas de rent-a-car e de seminovos. A marca da locadora também fez parte da transação, assim como todas as submarcas, tais como Unidas Frotas e Unidas Livre. O valor da operação foi de aproximadamente R$ 3,6 bilhões. Neste momento, as entidades jurídicas permanecerão separadas e as equipes focadas nas suas áreas de expertise — gestão de frota e rent-a-car.

Múltiplas frentes

Com a união das marcas, a atuação da Unidas amplia-se em múltiplas frentes:

  • Aluguel de veículos e de frotas leves: será mantido com todos os serviços oferecidos, envolvendo uma plataforma robusta de soluções para pessoa física e jurídica, incluindo gestão de frotas para empresas de todos os portes. O atendimento pode ser feito desde o aluguel de carro por um dia até contratos de longo prazo (24 a 36 meses), com possibilidade de serviços como telemetria, gestão de abastecimento etc. A grande capilaridade é uma das principais forças da marca.
  • Locação, operação e gestão de veículos pesados: a expertise de décadas nesse ramo de atuação é oferecida aos clientes, com profissionais especialistas em cada um dos segmentos atendidos — agronegócios, rodoviário, florestal, eletricitário, mineração, saneamento e industrial, entre outros — que customizam soluções para cada demanda.
  • Assinatura de veículos: alinhada à tendência global da substituição da propriedade pelo uso na mobilidade, a combinação tem o potencial de impulsionar o serviço de carros por assinatura direcionado para pessoa física, empresas e empreendedores, independentemente do tamanho do negócio, por meio do Unidas Livre, marca altamente reconhecida no serviço de veículos por assinatura.
  • Venda de seminovos: a rede conta com mais de 20 pontos de venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado. Além disso, atende em todo o país pelo canal online no link. As entregas podem ser realizadas na residência dos clientes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *