Crise financeira: o que os brasileiros estão buscando na internet sobre o assunto?

Crise financeira: o que os brasileiros estão buscando na internet sobre o assunto?

Recessão mundial e crise na Europa são alguns dos termos que despertaram o interesse da população nacional

Não é novidade que o cenário econômico mundial vem apresentando sinais instáveis há algum tempo. A crescente inflação na Europa, a estagnação na China e a guerra interminável na Ucrânia prevêem reflexos negativos para o Brasil nos próximos anos. A grande questão não é mais se haverá uma crise financeira, mas quando ela chegará por aqui.

De olho nisso, a Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, analisou quais são as principais dúvidas dos brasileiros sobre o assunto a partir do que eles buscam na internet.

Em 2022, as pesquisas por “o que é recessão” cresceram 117.5%, em relação ao último ano, enquanto “o que significa recessão” teve 81.8% de aumento. Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, o dado aponta que, em meio a tantas notícias internacionais, os brasileiros estão querendo se informar sobre o significado dos termos: “Prevendo que a crise chegará ao país, as pessoas já estão aprofundando seus conhecimentos sobre o tema. Esses tipos de pesquisa, que pedem a explicação por determinado tópico, também servem para monitorar o que a população realmente sabe e conhece”.

Quando olhamos para os termos em si, notamos que as buscas cresceram ainda em relação ao último ano. “Recessão mundial”, por exemplo, teve um aumento extremamente significativo de 883.8%, enquanto “Europa crise” cresceu 592.5%, “crise financeira 2022”, 630.3% e “crise econômica 2022”,511.4%.

Em meio a tantas demissões por parte de grandes empresas, algumas pesquisas com olhar pessoal também tiveram um crescimento notório. O termo “empréstimo pessoal Brasil”, por exemplo, teve um aumento de 57.8% nas pesquisas em relação ao último ano, um número ainda mais significativo se avaliarmos que, em 2021, as buscas pela palavra-chave cresceram 221.4%.

“As pessoas estão cientes do cenário atual e se preocupam sobre como estará o mundo nos próximos anos. As tendências de pesquisa na internet são a principal forma de conhecer essas dúvidas, além de entender as necessidades e desejos da população. Por isso, é tão importante monitorá-las” explica, Casagrande.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *