3 tendências para ingressar na área de dados e tecnologia

3 tendências para ingressar na área de dados e tecnologia

O mercado de tecnologia tem sido o mercado de mais rápido crescimento nos últimos dois anos e espera-se que continue crescendo em 2023. De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC), a receita mundial de TI e serviços de negócios deve crescer um pouco mais de 5% no próximo ano. No entanto, as startups e indústrias do ramo ainda enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Para auxiliar aqueles que desejam ingressar em um dos mercados mais promissores atualmente, Lucas Rana, CEO da edtech DNC, que forma talentos nas áreas mais quentes do mercado, como tecnologia e dados, aponta algumas tendências de carreira. Confira:

Profissionais em T

A consolidação dos chamados profissionais em de T — nome dado a quem consegue aliar um elevado grau de competência multidisciplinar a um conjunto de competências socioemocionais (soft skills) é um dos grandes movimentos para 2023. A combinação desses atributos formam os profissionais considerados ideais para qualquer empresa, especialmente em tempos de volatilidade do mercado e mudanças tecnológicas.

“A capacidade de se adaptar a contextos diferentes é consolidada na prática. Acreditamos que o conhecimento técnico aliado à experiência prática dos alunos traga mais resultado para esses profissionais, que precisam ter a capacidade de correlacionar áreas distintas para extrair soluções inovadoras. Por isso investimos em alocar os alunos para atuar em projetos reais, é assim que eles vivenciam o mercado de trabalho, atuando em empresas e cases reais do dia a dia”, pontua Rana.

Profissionais especializados

A ascensão da Web3, Metaverso e novas tecnologias aumentou a demanda por profissionais especializados, capazes de atuar em áreas em crescimento. Segundo Rana, ser capaz de atuar com novas tecnologias pode ser decisivo na carreira dos profissionais de tecnologia.

“Em todo o mercado temos percebido que a capacidade de aprender rápido é a competência mais importante para os dias atuais. Investir em se especializar nas áreas em ascensão, cuja demanda de profissionais é muito maior do que a oferta, é o que os torna únicos para as empresas”, afirma o CEO.

Soft skills para o trabalho remoto

Uma pesquisa realizada pela GeekHunter, plataforma de recrutamento de pessoas desenvolvedoras de software e data science, mostra que 78,27% dos profissionais que atuam na área de TI preferem manter o trabalho na modalidade remota. Essa modalidade, no entanto, exige que os profissionais de tecnologia tenham as habilidades comportamentais apuradas, as chamadas soft skills.

Criatividade, inteligência emocional, pensamento analítico, tomada de decisão, adaptabilidade, comunicação e colaboração são competências indispensáveis para profissionais de alto desempenho em tecnologia. “Para além da competência técnica, investir em habilidades comportamentais é o que define os profissionais de alto nível em tecnologia, principalmente os líderes”, finaliza Rana.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *