Carnaval: 70% dos estrangeiros preferem comprar real com dólares e euros nas casas de câmbio brasileiras

Carnaval: 70% dos estrangeiros preferem comprar real com dólares e euros nas casas de câmbio brasileiras

Procura por dólar deve aumentar 25%

Um levantamento realizado pela Europa Câmbio, operação voltada ao varejo do Grupo B&T Câmbio, mostra que dólares e euros foram as moedas mais transacionadas em suas 18 casas de câmbio no último Carnaval brasileiro antes da pandemia. O estudo registrou troca de 17 moedas internacionais por real ao longo do mês de fevereiro de 2020, totalizando R$ 4,77 milhões. Dólares e euros representaram 73,5% do volume transacionado no período. A expectativa para 2023 é que a procura aumente 25% em relação a 2020.

Volume

Segundo dados da Europa Câmbio, R$ 2,52 milhões deixaram as lojas da instituição ao terem sido trocados por dólares americanos ao longo do mês de fevereiro. O euro foi a segunda moeda mais trocada por real no período, registrando R$ 1,17 milhão. A libra esterlina, terceira moeda na lista, aparece bem atrás das primeiras, acumulando R$ 46,8 mil em volume total.

“Dentro das operações em dólar, podemos incluir muitos turistas latino-americanos, sobretudo os argentinos. Há cinco anos o peso era uma moeda bem transacionada, porém devido as inflações e a desvalorização em torno de 1.000% esse volume caiu consideravelmente. Além disso, a paridade atual do dólar para o peso argentino praticada por lá contribuiu para essa tendência”, explica Paulo Victor Pereira, gestor de varejo da Europa Câmbio. Os pesos argentinos foram apenas a quinta moeda trocada em volume, atrás ainda dos pesos chilenos.

Operações

Em fevereiro de 2020, a empresa recebeu 6.577 clientes interessados em trocar suas moedas por real. O dia 10, mais movimentado, com 394 visitas, reflete o comportamento dos foliões que costumam vir de outros países. “A tendência é de picos de visitas cerca de uma semana a dez dias do início do carnaval. Mas também notamos que após o evento muitas pessoas continuam gastando no Brasil. O nosso segundo pico de visitas para compra de reais aconteceu no dia 27”, aponta Paulo Victor Pereira, gestor de varejo da Europa Câmbio. Em 2020, o Carnaval aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

Ticket médio

Apesar de as operações em dólar movimentarem o maior volume de dinheiro no país, no gasto médio por pessoa elas são superadas pelos euros e libras. Enquanto o ticket médio de clientes que compram reais com euros e reais com libras é de R$ 1780,00 e R$ 1462,50 respectivamente, as operações em dólar representam R$ 1350,00 em média. Ainda assim, praticamente o dobro da média geral, de R$ 725,00. “Como a maioria dos turistas internacionais acaba pagando suas hospedagens com cartão de crédito, os tickets médios praticados pelos clientes que operam com as principais moedas condizem com a necessidade diária de gastos para uma estadia de aproximadamente uma semana. Vale lembrar que, eventualmente, turistas acabam complementando o orçamento com novos gastos em cartão de crédito e pré-pagos”, completa Paulo.

Quarentões

A Europa Câmbio também identificou que a média geral de idade dos frequentadores de suas lojas no mês de fevereiro é de 45 anos. Os clientes que compraram reais com euros têm média de idade de 46 anos, enquanto os que trocam dólares por reais 44. Já os clientes que trocaram suas libras esterlinas têm 49 anos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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