5 competências que uma viagem ajuda a desenvolver e que são fundamentais para um líder

5 competências que uma viagem ajuda a desenvolver e que são fundamentais para um líder

Não vê a hora de tirar férias para curtir alguns dias de descanso ou diversão durante uma viagem? Pois bem, você não é o único. Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem, muito associada, porém, ao lazer e ao tempo livre. Mas uma viagem pode ser mais do que isso e servir como uma ferramenta de estratégia de carreira para os líderes.

Sim, é possível aprender viajando! Conhecer outros lugares, culturas e hábitos é a melhor forma de ampliar seu repertório, ter novas experiências e se autoconhecer. “As viagens permitem o contato com aquilo que é novo e diferente. Quando aliamos essa experiência a um propósito educacional, fazemos com que cada um entre em contato com o que há de único em si mesmo e desenvolva, de forma eficaz, as habilidades humanas essenciais para a vida profissional”, explica Soraia Schutel, cofundadora da Sonata Brasil, escola de formação de líderes que trabalha há anos com imersões nacionais e internacionais de alto nível para lideranças.

Soraia listou, juntamente com Natalia Leite, também cofundadora da Sonata, cinco competências que as viagens com propósito educacional ajudam a desenvolver e que são essenciais para os líderes. Confira:

1 – Visão de mundo e repertório

Uma das principais habilidades desenvolvidas durante as viagens é a ampliação da visão de mundo e do repertório. Quando o profissional sai da sua zona de conforto e conhece um novo lugar, acaba entrando em contato com novas culturas, ideias e pessoas, e isso ajuda a adquirir novos conhecimentos e fazer conexões. Na prática, esta bagagem construída ao longo da viagem é útil para propor novas soluções, ter insights, estimular a criatividade e resolver problemas.

2 – Olhar de fora

Viajar permite sair da rotina, dos processos e dos mesmos ambientes. Para os negócios isso é essencial, pois ajuda, principalmente os gestores, a olharem a empresa de fora, com um certo distanciamento que seria impossível ter no dia a dia. Essa visão externa, como a de alguém de fora do time, é mais clara, permite identificar problemas e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

3 – Autoconhecimento

As viagens são um ótimo exercício para treinar o olhar externo, mas também o interno. É uma forma de explorar novas possibilidades, se autoconhecer, aprofundar-se em seus gostos e preferências e entender o que faz sentido ou não para sua vida.

4 – Adaptabilidade e flexibilidade

Quando se tem contato com o novo, é preciso estar aberto para conhecê-lo e se adaptar a ele. Ao viajar, somos estimulados o tempo todo a fazer isso, o que contribui para o desenvolvimento de skills como adaptabilidade e flexibilidade. Habilidades essas que são essenciais para que o líder aprenda a lidar de forma mais ágil e eficiente com as mudanças, na empresa ou no cenário externo. Em um mundo cada vez mais conectado e em que a tecnologia avança num ritmo acelerado, quem tiver essas competências ajuda sua empresa a sair na frente.

5 – Autonomia psicológica e independência

A última competência listada pela cofundadora da Sonata é a autonomia psicológica e a independência, algo que é mais ampliado nas viagens cuja finalidade sejam os estudos, e em que a pessoa não esteja acompanhada da família ou de pessoas próximas. Isso permite a ela se expor ao desconhecido e pode exercitar sua autonomia para tomar decisões sem precisar consultar o outro ou depender de alguém. É uma forma de se desafiar e ganhar autoconfiança, e isso vai refletir também na sua vida profissional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *