Contratações da construção civil no Paraná têm saldo positivo pelo quarto ano seguido no primeiro trimestre

Contratações da construção civil no Paraná têm saldo positivo pelo quarto ano seguido no primeiro trimestre

Pelo quarto ano seguido, a construção civil teve saldo positivo de contratações no Paraná. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que entre janeiro e março de 2023 as empreiteiras paranaenses tiveram 5.697 admissões a mais do que demissões. O número deste ano apresentou alta de 28,45% em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando o saldo ficou em 4.435 contratações.

Na opinião do engenheiro civil Luan Cristian Kleber, da Construtora Andrade Ribeiro, o setor da construção civil se mostra resiliente, mesmo com as adversidades do mercado de trabalho nos últimos anos. “Nós passamos neste período por um momento pandêmico e por mudanças políticas e, mesmo assim, observamos esse saldo positivo”, pondera. O especialista acredita que “estamos com alta procura por novas habitações e, por consequência, empresários do setor estão mantendo um certo investimento”.

De aprendizagem para a carteira assinada

Dentro da construtora, um exemplo de contratação na área é o auxiliar de almoxarife Vinício Paulino Martiori, de 20 anos. Ele já atuava na construção civil, como aprendiz, desde 2021, mas foi efetivado no mês de maio deste ano e agora conta com um emprego com carteira assinada. Ele começou a trabalhar no setor após fazer um curso de assistente administrativo no Senai. “Meu objetivo é crescer profissionalmente na área e quero fazer faculdade de Logística. A área em que trabalho me despertou muita curiosidade e interesse em continuar. Senti que se encaixa com o meu perfil profissional”, afirma o jovem.

Entre as atividades que ele executa estão o recebimento de produtos, administração e movimentação das mercadorias até o estoque. Além disso, também recebe e confere notas fiscais de entrada de materiais adquiridos pela construtora e faz o encaminhamento desses documentos para outros setores.

Nos últimos seis meses, o trabalho do auxiliar tem se dividido entre a sede da construtora, localizada em Curitiba, e uma obra do programa Minha Casa, Minha Vida que está em andamento na cidade de Araucária, na Região Metropolitana. “Nesse contato com a obra, pude ter uma visão mais ampla de cada processo que é feito até chegar ao resultado final”, comenta.

Entre os desafios que mais chamam a atenção de Martiori e fazem com que ele se dedique mais ao trabalho está a variedade na nomenclatura de materiais que chegam durante a rotina de atividades no almoxarifado. “Eu já aprendi muito desde que comecei a trabalhar na área e gosto dos desafios que tenho encontrado”, afirma.

Projeções para o setor

Para o decorrer do ano de 2023, o engenheiro da Andrade Ribeiro acredita que o setor de construção civil continue com saldo positivo nas contratações. “O ciclo imobiliário é lento, pois muitos empreendimentos imobiliários têm durações maiores do que um ano, o que me faz acreditar que pelo menos para o ano de 2023 permanecerá em crescimento. Contudo, para os próximos anos uma análise mais aprofundada sobre o tema deve ser feita, considerando as ações desta nova política e o cenário econômico”.

Kleber comenta ainda que, como o setor está aquecido, todas as áreas de trabalho que envolvem uma obra tendem a apresentar boas oportunidades de trabalho. Ele acredita que, com a nova política que tem se desenhado nacionalmente, há indícios que o setor responsável pelas obras de programas como o Minha Casa, Minha Vida recebam mais apoio governamental. “Isso pode gerar, por exemplo, subsídios para as obras deste nicho do mercado, e fazer com que haja mais procura por este tipo de empreendimento”, comenta o engenheiro.

Confira os dados gerais de admissões e demissões na construção civil no Paraná, segundo o Caged

Ano

Admissões

Demissões

Saldo

2023

39.361

33.664

5.697

2022

39.236

34.801

4.435

2021

41.337

29.758

11.579

2020

33.135

26.404

6.731

Crédito da foto: Divulgação-Andrade Ribeiro

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *