Economia circular é caminho para Toyota avançar na agenda de ESG

Economia circular é caminho para Toyota avançar na agenda de ESG

Com a reutilização de resíduos, a fabricante aposta esforços na economia circular para uma indústria mais sustentável

A Toyota do Brasil está intensificando seus esforços para promover a economia circular. Com uma visão de longo prazo alinhada à agenda ESG (Environmental, Social and Governance), a fabricante está implementando ações estratégicas que abordam os desafios ambientais, sociais e de governança de forma integrada e reforçam o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota para a América Latina e Caribe afirma: “A sustentabilidade e economia circular são princípios fundamentais para a Toyota do Brasil. Estamos comprometidos em adotar práticas responsáveis em todas as etapas de nossa produção, minimizando o desperdício e buscando maneiras de reutilizar diferentes tipos de materiais. Além de diminuir o impacto ambiental, essas iniciativas fortalecem novas competências dos times envolvidos, intensificam o uso de criatividade e melhoria contínua de processos. No fim, todos ganham”.

Entre as realizações da Toyota do Brasil está o Etios Aibo – modelo hatch como veículo de carga – que incorpora princípios de economia circular em seu processo de produção, desde a seleção de materiais sustentáveis até a utilização de componentes que ganharam nova vida, como as redes de proteção lateral do veículo, produzidas a partir de resíduos de cintos de segurança.

Etios Aibo incorpora princípios de economia circular.

A parte interna do isolamento acústico do Corolla sedã também é uma das iniciativas de economia circular da companhia. Por meio desta ação, uniformes e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que antes seriam descartados, foram transformados em novas peças para os carros. Aproximadamente 10 toneladas de materiais já foram reutilizadas. Esses são exemplos concretos do compromisso da montadora em adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.

Uma iniciativa mais recente acontece em parceria com um de seus fornecedores, a Borkar – Acessórios Automotivos Originais, resultando em um processo inovador que permite o reaproveitamento do sealer, utilizado na vedação das juntas de carroceria, na fabricação de tapetes para veículos. Com essa iniciativa, aproximadamente 1,7 tonelada por mês de material, que antes seria destinado ao coprocessamento, ganha nova vida, retornando aos veículos como tapetes. Desde o início do projeto, mais de 24,4 mil jogos de tapetes já foram produzidos com o conceito de economia circular. O projeto, que teve início em Sorocaba (SP), também está sendo aplicado na fábrica de Indaiatuba (SP), ampliando seu impacto positivo na redução do desperdício e no fechamento do ciclo produtivo.

Outro destaque é a colaboração com a Revo e a Techtools, que resultou no aproveitamento dos excedentes de alumínio do processo de produção dos motores na planta de Porto Feliz para a fabricação de próteses ortopédicas. Antes destinado à reciclagem, esse material agora recebe um novo propósito e contribui para melhorar a qualidade de vida de pessoas que as necessitam, demonstrando o compromisso da Toyota em criar impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

Esses projetos recentes se unem a outros, já longevos, como o projeto ReTornar, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil. A montadora e sua cadeia de fornecedores são ativas em doações de itens de produção que seriam descartados, por exemplo, antigos uniformes, tecidos automotivos, airbags e cintos de segurança. As doações são transformadas em belas mochilas, bolsas, roupas para pets e outros acessórios, por meio do trabalho de costureiras. Entre 2011 e 2022 o projeto reutilizou mais de 17,5 toneladas de resíduos, produzindo cerca de 105 mil produtos e impactando positivamente a vida de 1.640 pessoas.

O compromisso da Toyota com economia circular não é recente, no entanto, nesse ano, ganhou novos contornos, especialmente com as ações citadas. Para o futuro, a montadora tem o propósito de dobrar o número de projetos ativos em 2023.

 

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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