Revolução na Advocacia: como a tecnologia está redefinindo o mundo jurídico
Soluções tecnológicas poupam tempo dos profissionais do Direito
A imagem de um advogado sentado atrás de uma mesa ao lado de uma pilha gigante de processos para análise é coisa do passado. Os escritórios de advocacia têm recorrido cada vez mais à tecnologia para automatização de suas funções, economia de tempo, melhor relacionamento com os clientes e maior satisfação de seus profissionais.
Várias tarefas da área do Direito podem ser otimizadas sem que os profissionais sintam que seus cargos e funções estão ameaçados de extinção. A gestão de atividades dos escritórios, o controle de prazos e a inspeção financeira são apenas alguns exemplos. “A tecnologia jurídica está ao lado do advogado e não à frente. Soluções tecnológicas poupam tempo dos profissionais e abrem espaço para uma advocacia mais humana e justa”, diz o advogado especialista em Direito Previdenciário, Gabriel de Paula.
Como exemplo de inovação considerada bastante útil na atualidade, de Paula cita o Cálculo Jurídico, aplicativo de cálculos para Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) considerado revolucionário na área do Direito Previdenciário. Desenvolvido com o objetivo de simplificar a análise dos benefícios de servidores públicos, o recurso é capaz de reduzir o tempo de cálculo de horas para apenas alguns minutos. Ele oferece recursos para analisar cerca de trinta espécies de aposentadoria, calcular regras de transição personalizadas, direito adquirido, tempo de contribuição e proventos.
“Cálculos são necessários desde a análise do direito de um cliente até a apuração do valor a receber no êxito de uma demanda jurídica. Os advogados têm que enfrentar desafios de análises e cálculos todos os dias e sentem a necessidade de ter uma solução digital que garanta eficiência na produção de seus casos, além de ganhar tempo pra tarefas essenciais como atendimento e prospecção”, explica de Paula.
O advogado e professor André Janeiro, que é fundador do escritório Janeiro Advocacia e Consultoria, com sede em Umuarama (PR), concorda. Ele utiliza o aplicativo Cálculo Jurídico e fala das vantagens. “Antes do cálculo de RPPS fornecido pelo aplicativo, todos os planejamentos previdenciários de servidores públicos eram feitos separadamente em Excel ou adaptados de outros sistemas, mas sem muita certeza do resultado. Era necessária a constante verificação das fórmulas e também a atualização dos índices de correção manualmente para as planilhas todos os meses. O Cálculo Jurídico conseguiu reduzir o tempo gasto com os cálculos, retirou do advogado a tarefa de atualização das planilhas e ainda possibilitou suporte para a verificação constante dos resultados. A tecnologia permitiu a otimização do trabalho de todo o escritório, possibilitando busca de novas fontes de receita, expansão do número de clientes e das áreas de atuação”, conta.
Também usuária do Cálculo Jurídico, a advogada especialista em doenças ocupacionais Priscila Arraes Reino, que é palestrante e sócia-fundadora do escritório Arraes & Centeno Advogados Associados, com sede em Campo Grande (MS), fala dos benefícios que a tecnologia, mais especificamente o uso do aplicativo, trouxe ao seu negócio. “Como temos um grande fluxo de atendimentos, a facilidade de ter um cálculo jurídico pronto a partir das informações dos documentos do cliente nos fornece a otimização do nosso tempo e esse é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios do Cálculo Jurídico. Com a Revisão da Vida Toda, por exemplo, conseguimos fazer diversas análises de viabilidade de forma mais rápida e efetiva”, comenta.
“O suporte do aplicativo é sempre muito efetivo e prestativo, os tutoriais são bem didáticos e a efetivação do cálculo muito intuitiva. Além de tudo isso, o Cálculo Jurídico fornece aos seus clientes atualizações constantes, seja com novos cálculos (como o de Regime Próprio), modelos de petições ou treinamentos ao vivo”.
Resistência
Em muitas áreas de atividade, os profissionais se sentem temerosos diante de inovações. No meio jurídico não é diferente, muitas vezes havendo resistência natural a mudanças. Porém, vencida a barreira inicial e feita a testagem de novos recursos, a maioria dos advogados descobre que eles são extremamente vantajosos quando utilizados no dia a dia.
“No que diz respeito à tecnologia, as recomendações de colegas de profissão são muito importantes. Indicações valem ouro nesse cenário, pois os profissionais do meio jurídico gostam de ter referências de colegas que passam por experiências próximas”, comenta Gabriel de Paula. “Um software de gestão para um escritório com 2 mil clientes, por exemplo, pode ser uma excelente solução para aquele estabelecimento. Porém, também pode estar muito distante da realidade de outro escritório que tenha 200 clientes”.
A revolução tecnológica na área está proporcionando benefícios significativos para os escritórios de advocacia, permitindo uma advocacia mais eficiente e focada nas necessidades dos clientes. A adoção de soluções tecnológicas, como o aplicativo Cálculo Jurídico, não apenas otimiza o tempo gasto em tarefas burocráticas, mas também abre espaço para um atendimento mais humano, destacando a importância de encarar a transformação digital como uma aliada, e não como uma ameaça.