17% dos empreendimentos fecham as portas devido a ausência de gestão financeira
Veja 4 dicas para ter um planejamento financeiro para a sua pequena empresa
A gestão financeira é um dos pontos a serem priorizados quando um pequeno empreendimento começa a sair do papel. Ter o controle de tudo o que entra e sai faz com que o fluxo de capital seja organizado e possibilite o crescimento de sua empresa.
Não apenas para o início de um micronegócio, mas também para que ele se mantenha estável no mercado, o gerenciamento financeiro é o respiro que os empreendimentos precisam para prevenirem gastos inesperados. Uma empresa precisa de um fluxo de caixa saudável para manter a estabilidade e fluidez dos processos. Sem isso, é totalmente inviável arcar com os pagamentos necessários, e todos podem acabar prejudicados, desde os fornecedores até os colaboradores.
O planejamento financeiro precisa ser a prioridade. A má gestão financeira é responsável pelas crises internas. Conforme o Sebrae, 17% dos empreendedores fecham as portas por falta de planejamento, enquanto 59% afirmaram que essa gestão só foi feita após o sexto mês de atuação.
Para evitar que um empreendimento entre na taxa de mortalidade, é fundamental haver um controle minucioso sobre o dinheiro que circula dentro da empresa. “Se estabilizar como uma pequena empresa é um desafio, ainda mais se o mercado de atuação for abrangente. Um dos primeiros passos para começar a crescer é priorizar o controle financeiro, ter um objetivo de crescimento, fazer os investimentos necessários e desenvolver a organização de forma mais adequada para o seu negócio.” afirma Rafael Somera, CEO da Solutudo.
Pensando em como os microempreendimentos podem ser prejudicados por um mau planejamento financeiro, Rafael Somera, CEO da Solutudo, trouxe 4 dicas para que você tenha sucesso em sua gestão:
- Determine gastos e metas: criar uma margem de perdas e ganhos a partir das análises monetária e das oportunidades de crescimento de seu negócio é um jeito de aumentar o progresso do empreendimento.
- Crie uma reserva: em momentos de crise, é importante estar preparado. Com um fundo de reserva você garante que seu negócio e seus colaboradores não fiquem desamparados em meio a um desequilíbrio no orçamento.
- Invista: faça com que o dinheiro renda, realize investimentos que você sabe que serão vantajosos e benéficos para a sua empresa, fazendo com que a sua renda tenha retorno.
- Tenha um fluxo de caixa: acompanhe todo o dinheiro que entra e sai do seu empreendimento. Você conseguirá enxergar toda a situação financeira de seu negócio e isso ajudará em sua tomada de decisões.