17% dos empreendimentos fecham as portas devido a ausência de gestão financeira

17% dos empreendimentos fecham as portas devido a ausência de gestão financeira
A calculator, pen, and financial statement.

Veja 4 dicas para ter um planejamento financeiro para a sua pequena empresa

A gestão financeira é um dos pontos a serem priorizados quando um pequeno empreendimento começa a sair do papel. Ter o controle de tudo o que entra e sai faz com que o fluxo de capital seja organizado e possibilite o crescimento de sua empresa.

Não apenas para o início de um micronegócio, mas também para que ele se mantenha estável no mercado, o gerenciamento financeiro é o respiro que os empreendimentos precisam para prevenirem gastos inesperados. Uma empresa precisa de um fluxo de caixa saudável para manter a estabilidade e fluidez dos processos. Sem isso, é totalmente inviável arcar com os pagamentos necessários, e todos podem acabar prejudicados, desde os fornecedores até os colaboradores.

O planejamento financeiro precisa ser a prioridade. A má gestão financeira é responsável pelas crises internas. Conforme o Sebrae, 17% dos empreendedores fecham as portas por falta de planejamento, enquanto 59% afirmaram que essa gestão só foi feita após o sexto mês de atuação.

Para evitar que um empreendimento entre na taxa de mortalidade, é fundamental haver um controle minucioso sobre o dinheiro que circula dentro da empresa. “Se estabilizar como uma pequena empresa é um desafio, ainda mais se o mercado de atuação for abrangente. Um dos primeiros passos para começar a crescer é priorizar o controle financeiro, ter um objetivo de crescimento, fazer os investimentos necessários e desenvolver a organização de forma mais adequada para o seu negócio.” afirma Rafael Somera, CEO da Solutudo.

Pensando em como os microempreendimentos podem ser prejudicados por um mau planejamento financeiro, Rafael Somera, CEO da Solutudo, trouxe 4 dicas para que você tenha sucesso em sua gestão:

  1. Determine gastos e metas: criar uma margem de perdas e ganhos a partir das análises monetária e das oportunidades de crescimento de seu negócio é um jeito de aumentar o progresso do empreendimento.
  2. Crie uma reserva: em momentos de crise, é importante estar preparado. Com um fundo de reserva você garante que seu negócio e seus colaboradores não fiquem desamparados em meio a um desequilíbrio no orçamento.
  3. Invista: faça com que o dinheiro renda, realize investimentos que você sabe que serão vantajosos e benéficos para a sua empresa, fazendo com que a sua renda tenha retorno.
  4. Tenha um fluxo de caixa: acompanhe todo o dinheiro que entra e sai do seu empreendimento. Você conseguirá enxergar toda a situação financeira de seu negócio e isso ajudará em sua tomada de decisões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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