Brasileiros acreditam que automatizar o fluxo de trabalho aumenta o engajamento dos funcionários

Levantamento foi realizado com 4 mil trabalhadores de diferentes países
No País, 385 pessoas participaram e 95% acreditam que ferramentas de colaboração melhoram o engajamento dos funcionários. Os dados ainda mostram que 99% dos entrevistados afirmam que a produtividade é fundamental para o sucesso do negócio em 2023, além de 94% acreditarem que o aumento da eficiência ajuda a evitar o burnout dos funcionários.
Para a monday.com, as expectativas da vida profissional como era tradicionalmente conhecida mudaram profundamente. “A otimização da organização de processos melhora a colaboração entre as equipes, mesmo em diferentes fusos. Por isso, as soluções tecnológicas são tão importantes, mas precisam ser adaptáveis e fáceis de usar em diferentes cenários e áreas de negócio”, aponta o executivo brasileiro.
O relatório inclui também outras descobertas como:
Menos é mais
- Em média, os funcionários usam 10,5 ferramentas tecnológicas por mês, divididas igualmente entre as baseadas na Web (ou seja, Gmail, Slack etc.) e em PC (Outlook, MS Office etc.).
- Globalmente, acreditam que poderiam economizar mais de 10 horas por semana com a consolidação da tecnologia. Para 77% dos participantes, consolidar soluções deveria ser a prioridade das companhias. No Brasil, o número sobe para 92%.
- Dos países entrevistados, metade dos trabalhadores (49%) atribui à sua empresa notas 8, 9 ou 10 no uso da tecnologia para simplificar os processos de trabalho. No Brasil, o valor cresce para 75%.
Automação é prioridade
- Apesar da falta de clareza sobre como alcançá-la, houve uma forte concordância (84% no geral) de que a automação de seus fluxos aumentaria a produtividade e, ao mesmo tempo, deixaria os funcionários mais felizes e melhoraria o moral. Para os brasileiros, a afirmação representa 95% dos respondentes.
- Apenas 26% dos trabalhadores concordaram totalmente que sua empresa já tinha as ferramentas para automatizar.
- Na opinião de 78% dos funcionários, a automação mudará suas vidas diárias para melhor nos próximos três anos.
“À medida que navegamos por esse mundo do trabalho em evolução, os funcionários anseiam por cada vez mais produtividade, e as organizações precisam encontrá-los onde estão. Com a maior autonomia no local de trabalho, as pessoas precisam estar capacitadas e familiarizadas com as ferramentas certas para trabalhar com mais eficiência no modelo mais flexível que já experimentamos. As organizações devem estar abertas a reimaginar sua infraestrutura, processos e operações para preparar seus funcionários para o sucesso”, completa Brunno Santos.