Fundos imobiliários voltam ao radar dos investidores com expectativa de queda dos juros

Fundos imobiliários voltam ao radar dos investidores com expectativa de queda dos juros

Investidores institucionais e pessoas físicas são os maiores interessados

A perspectiva de redução dos juros, inflação controlada e melhora da economia voltou a aquecer o mercado de fundos imobiliários no Brasil. Os FIIs já começam a sentir os efeitos da antecipação do movimento de queda da taxa de juros pelos investidores, que estão olhando cada vez mais para esse produto no mercado financeiro.

Segundo Raphael Moreira Espírito Santo, sócio da área de Direito Imobiliário do Veirano Advogados, o fenômeno da indústria de FIIs está em alta e tende a crescer. “Antes da pandemia, com a baixa taxa de juros, notamos uma boa oferta de fundos de investimento imobiliários e uma boa aceitação e entendimento do público sobre esse produto, ainda em amadurecimento aqui no Brasil”, diz.

Entre as atratividades para o investidor, o especialista aponta o investimento em um portfólio de ativos que podem ser valorizados a médio e longo prazo, além do recebimento de uma receita mensal isenta de imposto de renda.

“Presenciamos um momento de otimismo dentro do mercado imobiliário. Com a expectativa da queda dos juros, os FIIs estão voltando a captar investimentos, o que significa que eles terão dinheiro em caixa para comprar imóveis. Com isso, novas transações devem surgir”, comenta.

Investidores institucionais e pessoas físicas estão entre os maiores interessados nesse perfil de investimento, com destaque para os mercados de logística,shopping centers, lajes corporativas (escritórios) e desenvolvimento imobiliário (incorporadoras em geral).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *