Agosto apresenta segundo pior desempenho do ano nas vendas de livros

Em volume, queda no mês superou a casa de 10%
Mesmo com as diversas ações promocionais de varejistas do setor de livros, o desempenho do período 08 de 2023 (17 de julho a 13 de agosto) ficou significativamente abaixo dos números de igual data de 2022, como mostra o 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Os 3,91 milhões de livros comercializados ficaram distantes dos 4,36 milhões de livros vendidos no 08T2022, apresentando uma queda de 10,13%. No faturamento não foi diferente, os R$181,56 milhões não foram suficientes para passar a marca de R$184,07 milhões deixadas no ano anterior, registrando uma variação negativa de 1,36%.
Dante Cid, presidente do SNEL, destaca que “o período equivalente do ano passado foi um ponto fora da curva, com crescimento de 10% em volume em meio a meses seguidos de queda. Assim, esta brusca queda de 10% neste período de 2023 pode ser vista como uma continuidade da tendência geral deste ano, que é de relativa queda em volume, enquanto o faturamento cresce muito próximo à taxa de inflação”.
A performance negativa do setor afetou também o desempenho acumulado do ano de 2023, colaborando com o declínio no volume e no faturamento. Do início do ano até 13 de agosto de 2023** o setor livreiro registra o movimento de 33,98 milhões de livros, quando em 2022 o setor marcava a venda de 35,34 milhões de livros, uma queda de 3,85%. O faturamento ainda apresenta uma variação positiva de 1,87%, porém o declínio é visível. O acumulado de 2023 alcança R$1,56 bilhão contra R$1,53 bilhão em 2022.
Preços subiram
“Os resultados de faturamento só não foram tão ruins quanto as vendas em volume porque o preço médio do livro subiu consideravelmente. Entre os 5 mil títulos mais vendidos, o preço médio aumentou significativos 6,52%. O número impressiona até mesmo quando olhamos que a inflação acumulada de 12 meses foi de 3,99%. Parte desse aumento tem a ver com o ajuste de preço de capa, mas também deve se considerar que entre esses mais vendidos o desconto deste período foi 2,12 p.p. menor que o período anterior”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.