Agosto apresenta segundo pior desempenho do ano nas vendas de livros

Agosto apresenta segundo pior desempenho do ano nas vendas de livros

Em volume, queda no mês superou a casa de 10%

Mesmo com as diversas ações promocionais de varejistas do setor de livros, o desempenho do período 08 de 2023 (17 de julho a 13 de agosto)  ficou significativamente abaixo dos números de igual data de 2022, como mostra o 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Os 3,91 milhões de livros comercializados ficaram distantes dos 4,36 milhões de livros vendidos no 08T2022, apresentando uma queda de 10,13%. No faturamento não foi diferente, os R$181,56 milhões não foram suficientes para passar a marca de R$184,07 milhões deixadas no ano anterior, registrando uma variação negativa de 1,36%.

Dante Cid, presidente do SNEL, destaca que “o período equivalente do ano passado foi um ponto fora da curva, com crescimento de 10% em volume em meio a meses seguidos de queda. Assim, esta brusca queda de 10% neste período de 2023 pode ser vista como uma continuidade da tendência geral deste ano, que é de relativa queda em volume, enquanto o faturamento cresce muito próximo à taxa de inflação”.

A performance negativa do setor afetou também o desempenho acumulado do ano de 2023, colaborando com o declínio no volume e no faturamento. Do início do ano até 13 de agosto de 2023** o setor livreiro registra o movimento de 33,98 milhões de livros, quando em 2022 o setor marcava a venda de 35,34 milhões de livros, uma queda de 3,85%. O faturamento ainda apresenta uma variação positiva de 1,87%, porém o declínio é visível. O acumulado de 2023 alcança R$1,56 bilhão contra R$1,53 bilhão em 2022.

Preços subiram

“Os resultados de faturamento só não foram tão ruins quanto as vendas em volume porque o preço médio do livro subiu consideravelmente. Entre os 5 mil títulos mais vendidos, o preço médio aumentou significativos 6,52%. O número impressiona até mesmo quando olhamos que a inflação acumulada de 12 meses foi de 3,99%. Parte desse aumento tem a ver com o ajuste de preço de capa, mas também deve se considerar que entre esses mais vendidos o desconto deste período foi 2,12 p.p. menor que o período anterior”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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