Estudo do Itaú Unibanco revela quais as torcidas dos times semifinalistas da Copa do Brasil são as campeãs de consumo

Estudo do Itaú Unibanco revela quais as torcidas dos times semifinalistas da Copa do Brasil são as campeãs de consumo

Na reta final da Copa do Brasil, um levantamento do Itaú Unibanco mostra como está o comportamento de consumo das torcidas dos quatro clubes que disputam uma vaga na final do campeonato. O estudo mostra qual dos quatro times – Corinthians, Flamengo, Grêmio e São Paulo – teve a torcida mais engajada nas compras de produtos e serviços relacionados aos clubes no 1º semestre de 2023, incluindo ingressos, mensalidades de sócio torcedor, consumo dentro dos estádios em dias de jogos e itens adquiridos nas lojas oficiais, entre outros.

Os dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros; neste caso, a análise foi feita com baste nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco (maior emissor do país).

Flamengo vence tanto em volume quanto em quantidade de transações

Somando todas as transações realizadas pelos torcedores dos quatro times, o Flamengo lidera o consumo no quesito valor total gasto, com 47% do total entre os quatro semifinalistas. O vice-líder é o São Paulo, com 23,5%. Com 20%, o Corinthians aparece na terceira posição; o Grêmio tem 9,5%.

No ranking de quantidade de transações, a ordem é a mesma, mas o São Paulo está bem mais próximo do Flamengo, com 29% das compras, contra 39% do clube da Gávea também ocupa a primeira posição. O Corinthians aparece na sequência, com 23%, enquanto o Grêmio teve 9% de participação.

Considerando o valor médio das transações, o Flamengo conquista o tri e tem o ticket médio mais alto, de R$ 176 por transação; neste quesito, o Grêmio aparece em segundo lugar, com R$ 151, seguido de Corinthians e São Paulo, com gasto médio de R$ 124 e R$ 119, respectivamente.

“Sabemos o quanto os brasileiros são apaixonados por futebol e isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem. Para trazer um panorama completo, levamos em conta praticamente todo o universo que envolve a relação de um torcedor com o clube de seu coração: desde a aquisição de ingressos e sócio torcedor até o consumo nos estádios e compras de vestimentas e demais itens de cada time”, afirma Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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