Estudo do Itaú Unibanco revela quais as torcidas dos times semifinalistas da Copa do Brasil são as campeãs de consumo
Na reta final da Copa do Brasil, um levantamento do Itaú Unibanco mostra como está o comportamento de consumo das torcidas dos quatro clubes que disputam uma vaga na final do campeonato. O estudo mostra qual dos quatro times – Corinthians, Flamengo, Grêmio e São Paulo – teve a torcida mais engajada nas compras de produtos e serviços relacionados aos clubes no 1º semestre de 2023, incluindo ingressos, mensalidades de sócio torcedor, consumo dentro dos estádios em dias de jogos e itens adquiridos nas lojas oficiais, entre outros.
Os dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros; neste caso, a análise foi feita com baste nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco (maior emissor do país).
Flamengo vence tanto em volume quanto em quantidade de transações
Somando todas as transações realizadas pelos torcedores dos quatro times, o Flamengo lidera o consumo no quesito valor total gasto, com 47% do total entre os quatro semifinalistas. O vice-líder é o São Paulo, com 23,5%. Com 20%, o Corinthians aparece na terceira posição; o Grêmio tem 9,5%.
No ranking de quantidade de transações, a ordem é a mesma, mas o São Paulo está bem mais próximo do Flamengo, com 29% das compras, contra 39% do clube da Gávea também ocupa a primeira posição. O Corinthians aparece na sequência, com 23%, enquanto o Grêmio teve 9% de participação.
Considerando o valor médio das transações, o Flamengo conquista o tri e tem o ticket médio mais alto, de R$ 176 por transação; neste quesito, o Grêmio aparece em segundo lugar, com R$ 151, seguido de Corinthians e São Paulo, com gasto médio de R$ 124 e R$ 119, respectivamente.
“Sabemos o quanto os brasileiros são apaixonados por futebol e isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem. Para trazer um panorama completo, levamos em conta praticamente todo o universo que envolve a relação de um torcedor com o clube de seu coração: desde a aquisição de ingressos e sócio torcedor até o consumo nos estádios e compras de vestimentas e demais itens de cada time”, afirma Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.