Filme da Barbie pode impactar a importação de brinquedos no Brasil

Filme da Barbie pode impactar a  importação de brinquedos no Brasil

Para que a boneca entre no país é necessário que o produto esteja de acordo com as regulamentações

O mercado de brinquedos no Brasil sofreu mudanças ao longo dos anos e, com o recente lançamento do filme da Barbie, a expectativa é de que as vendas da boneca cresçam. Uma das marcas mais icônicas do setor, a Barbie é uma das favoritas das crianças há várias gerações. Portanto, a publicidade em torno do filme aumenta o interesse e a demanda por diferentes modelos e acessórios da marca, impulsionando a importação de brinquedos para o Brasil.

O aumento dessa demanda exige uma atuação ágil e eficiente dos despachantes aduaneiros, que são os profissionais responsáveis pelo processo de nacionalização dos produtos. José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), alerta que é necessário que o brinquedo atenda às regulamentações vigentes para que ele seja importado para o Brasil. “O produto precisa ser previamente certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), garantindo que ele atenda aos padrões de segurança e qualidade estabelecidos pelas normas técnicas brasileiras. Apenas quando o brinquedo possui uma Licença de Importação (LI), ele pode entrar no país”, explica.

Os brinquedos que não passam nos testes do organismo de certificação de produto (OCP) não podem ser comercializados no Brasil e devem ser repatriados ou destruídos, com os custos associados sendo responsabilidade do importador. Esta medida visa garantir a segurança dos consumidores e manter um mercado de brinquedos seguro. Há alguns anos, era trazida uma amostra para análise. No entanto, hoje os testes são feitos pelos OCPs credenciados no INMETRO. O presidente da Feaduaneiros reforça a importância do despachante aduaneiro para a importação: “Esse processo requer um profissional que tenha experiência na sua, pois envolve INMETRO, Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) e Receita Federal”.

Portanto, os despachantes aduaneiros possuem um papel fundamental para a importação de brinquedos no Brasil. Eles garantem que os procedimentos necessários sejam realizados para garantir que os produtos cumpram todas as exigências legais, evitando prejuízos ao importador. Com o esperado aumento do comércio da Barbie no país, esses profissionais serão essenciais para que esse processo seja feito de forma eficiente.

Crédito da foto: Pixabay – ErikaWittlieb

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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