Programa capacita fornecedores para atender grandes empresas da Cidade Industrial de Curitiba

Programa capacita fornecedores para atender grandes empresas da Cidade Industrial de Curitiba

Iniciativa busca fortalecer as micro e pequenas empresas e expandir oportunidades de mercado na região

Com o objetivo de ampliar o mercado de micro e pequenas empresas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e desenvolver fornecedores para a cadeia produtiva de grandes empresas, está em andamento o Programa “Crescendo Juntos – Capacitando Fornecedores Parceiros”, fruto da parceria entre o Sebrae/PR e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic).

Até 29 de setembro, serão abordados temas como qualidade e produtividade, liderança e equipe comercial, por meio de cinco workshops, cada um com um aspecto-chave do desenvolvimento empresarial. Além disso, consultorias nas empresas estão sendo realizadas pelo Sebrae/PR entre os treinamentos para garantir uma abordagem personalizada e prática, adaptada às necessidades específicas do negócio, totalizando 36 horas de capacitação e 12 horas de consultoria em cada empresa.

Walderes Bello, consultora do Sebrae/PR, explica que se trata de um projeto-piloto que combina teoria e prática, envolvendo a participação pequenos negócios da região da CIC. Esse modelo permite um acompanhamento próximo por meio de consultorias.

“A criação desse Programa derivou da necessidade de entender as demandas das grandes indústrias e fornecedores, com o propósito de aprimorar as pequenas empresas locais para atender às exigências das corporações. Pretendemos ampliar seu alcance, oferecendo a oportunidade para mais empresas se envolverem e aproveitarem as vantagens dessas ações”, conta Walderes.

Ernani Zampier, sócio-diretor da Intecme Usinagem, é um dos participantes da formação. Ele conta que a decisão de ingressar no Programa envolveu a abertura de novos negócios e o aprimoramento da sua gestão, aspecto que reconheceu ter deixado de lado enquanto focava nas questões técnicas.

“À medida em que a empresa cresceu, identificamos necessidade de aprimorar nossas habilidades de administração. O Programa está nos oferecendo conteúdos práticos e relevantes, além de proporcionar oportunidades de networking, algo tão valioso para o desenvolvimento de novos negócios”, diz o empreendedor.

Crescimento conjunto

Julio Cesar Canestraro, diretor e sócio-fundador da Metalus Indústria Mecânica, e diretor da Aecic e diretor para a indústria da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap), destaca a colaboração de empresas como Metalus, Hübner, Risotolandia, CNH, WHB, Furukawa e Omeco na criação do Programa, cujo objetivo central é transformar fornecedores em verdadeiros parceiros das indústrias.

“A habilidade dos parceiros em compreender as necessidades específicas de nossas empresas é essencial para o sucesso de todos. Eles não apenas oferecem produtos, mas também buscam o crescimento conjunto, alinhado as nossas necessidades reais”, destaca Julio Cesar.

O diretor afirma que o próximo passo é a estruturação de um banco de dados de fornecedores qualificados e acessível a todos os associados da Aecic.

“Assim, elevaremos a qualidade de nossas operações e contribuiremos para o crescimento e a valorização dos negócios locais, meta de muita importância para nós”, enfatiza Julio Cesar.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas.

O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site
www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *