Super aplicativo pode amenizar desafios do transporte público

Super aplicativo pode amenizar desafios do transporte público

Integração com o digital deve melhorar experiência do brasileiro com transporte público

digital pode ser a solução para melhorar a experiência do cidadão com transporte público no Brasil. Nas grandes cidades especialmente, os brasileiros, de acordo com as percepções coletadas no estudo Connected Citizens, realizado pela EY em parceria com a Ipsos Mori, enfrentam desafios como falta de infraestrutura, com uma malha muito aquém da necessária; superlotação, por causa da oferta insuficiente para o alto número de passageiros; e atrasos constantes, o que afeta a confiança na qualidade do serviço.

O objetivo do Connected Citizens é compreender as atitudes dos cidadãos em relação à tecnologia e ao compartilhamento dos seus dados, além de suas considerações sobre os serviços públicos e suas expectativas referentes ao relacionamento com o governo. Neste ano, foram realizados dez workshops em cinco países – Austrália, Brasil, Índia, Reino Unido e EUA – para ouvir cidadãos, de diferentes perfis, sobre assuntos como sua opinião sobre os serviços digitais oferecidos pelo governo e como se dá essa interação, facilidade de acesso à internet, conhecimento digital, assim como oportunidades criadas pelo desenvolvimento da inteligência artificial e da tecnologia 5G.

A maior parte dos brasileiros não trabalha no mesmo local em que reside, precisando vencer longas distâncias diariamente, principalmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Quase metade (45%) dos passageiros de transporte público no Rio de Janeiro demora mais de duas horas para completar seu trajeto diário, segundo pesquisa da Moovit. Em dias úteis, o tempo de espera em pontos de ônibus ou plataformas de trem ou metrô é de 20 minutos em média.

Essa característica, aliada aos desafios de mobilidade já citados, faz com que os cidadãos enfrentem muitas horas no transporte. O ônibus é o meio de transporte mais usado no país, de acordo com estudo do Instituto Clima e Sociedade (iCS), mas aparece apenas na quarta posição na preferência da população, com o metrô liderando a lista.

Aplicativo de mobilidade urbana

Considerando esse cenário, o estudo da EY propôs aos participantes a ideia de um aplicativo para ajudar as pessoas a administrar melhor sua viagem para o trabalho. A proposta do app é permitir que o usuário planeje sua rota usando diferentes meios de transporte. A informação é oferecida em tempo real, destacando eventuais problemas e atrasos com os modais envolvidos. O aplicativo também dá opções de caminhada e de bicicleta, com dados sobre benefícios para a saúde, como queima de calorias.

Para os entrevistados do estudo da EY e da Ipsos Mori, a integração de vários modais, bem como caminhada e bicicleta, em um app possibilita melhorar o planejamento da viagem ou do trajeto, otimizando tempo. Além disso, essa solução traz conveniência e simplicidade ao substituir diversos aplicativos usados para esse propósito por apenas um. Por fim, outras funcionalidades atraem, como os benefícios de saúde apontados, já que o app indica as calorias queimadas; a possibilidade de visualizar as rotas que estejam passando por alguma dificuldade operacional; e a utilidade para quem buscar outro transporte (por causa da perda do ônibus ou da interrupção de um serviço).

Por outro lado, a maioria disse que o app por si só não resolve o problema de falta de infraestrutura do transporte público, incluindo a superlotação. “Também identificamos entusiasmo dos participantes pelas ciclovias e pela infraestrutura de aluguel de bicicletas. Eles consideram que a bicicleta poderia estar atualmente mais bem integrada com o transporte de forma geral. Há, ainda, receio com as barreiras de uso do smartphone, como roubo e furto, especialmente em cidades como São Paulo. A cobertura de internet foi outro problema citado, já que a instabilidade do sinal pode afetar a visualização das condições de transporte em tempo real”, diz Luiz Sales, sócio da EY.

Como funcionaria esse super app de mobilidade?

1) O cidadão poderia planejar sua rota para o trabalho digitando os destinos inicial e final. Na sequência, o app apresentaria possibilidades de rota por meio de diferentes tipos de transporte, como trem, metrô e ônibus.

2) O app forneceria, ainda, opções de caminhada e de trajeto por bicicleta, incluindo informação sobre os benefícios para a saúde como calorias queimadas no trajeto. As rotas ofereceriam diferentes níveis de intensidade de tráfego para que ciclistas menos experientes pudessem escolher uma rota sossegada – com menos carros e ônibus.

3) As informações seriam todas disponibilizadas em tempo real e destacariam potenciais problemas e eventuais atrasos na rota.

4) O app estaria integrado ao Google Maps para fornecer as rotas mais próximas, considerando sempre as diferentes opções de transporte disponibilizadas.

Agência EY

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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