Aumento dos juros, desemprego e inflação são as principais preocupações dos brasileiros nos próximos meses

Aumento dos juros, desemprego e inflação são as principais preocupações dos brasileiros nos próximos meses

Apesar das preocupações, houve aumento de renda em relação ao ano passado, aponta pesquisa

A TransUnion, empresa global de informações e insights, divulga os resultados do estudo Consumer Pulse referentes ao segundo trimestre de 2023. Nesta edição, o destaque é a preocupação das pessoas para os próximos meses com o aumento das taxas de juros, desemprego e inflação nos produtos consumidos diariamente como alimentos, gás, energia elétrica, etc. Apesar disso, segundo a pesquisa, 33% dos entrevistados relataram aumento de renda no período – em comparação com 26% no segundo trimestre de 2022.

O acesso ao crédito, por exemplo, foi limitado, apesar de sua relevância para a movimentação da economia. A maioria dos entrevistados (57%) considerou que o acesso a crédito e empréstimo são extremamente ou muito importantes para atingirem suas metas financeiras. Porém, apenas 45% afirmaram que atualmente têm acesso suficiente a crédito e a empréstimos, sendo que 26% correspondiam a pessoas com renda mensal de menos de R$1 mil.

“A preocupação da população com a inflação reflete imediatamente na vida financeira e no poder econômico dessas famílias, dificultando seu planejamento. Acesso ao crédito e aos juros de acordo com cada perfil ajudam a viabilizar produtos normalmente inacessíveis, como financiamento de imóveis e automóveis e, por consequência, auxiliam na inclusão financeira no Brasil. Além de desenvolver a economia do país, o alcance ao crédito também é essencial para impulsionar o crescimento das pessoas”, diz Claudio Pasqualin, Vice-Presidente de Soluções da TransUnion Brasil.

Digitalização

A tendência de consumo de produtos e serviços digitais é uma realidade para 41% dos entrevistados. Deste total mais de 50% reportaram fazer suas transações bancárias e de consumo via meios digitais. Embora 38% dos brasileiros entrevistados tenham dito que usaram serviços bancários digitais no último mês que antecedeu a pesquisa, entre a Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2004), esse número chega a 45%. Na contramão, apenas 26% dos Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1944 e 1964) utilizaram serviços bancários digitais no mesmo período. Por terem comportamento ativo no meio digital, 56% da Geração Z disse concordar em receber anúncios personalizados de acordo com as suas preferências e necessidades, enquanto apenas 42% de Baby Boomers fariam o mesmo.

Risco de fraudes e uso de identidades falsas preocupa brasileiros

O medo da invasão de uma conta digital ainda é uma realidade entre a população. Esta foi a ameaça digital de maior preocupação relatada por 22% de consumidores. 85% das pessoas mostraram receio em compartilhar informações pessoais; entre elas, 68% citaram o medo de terem suas identidades roubadas. Nestes momentos, empresas que querem se precaver de possíveis fraudes e auxiliar consumidores a terem uma jornada de compra mais segura, podem contar com ferramentas de cruzamento de dados que auxiliam na identificação correta de pessoas. Além disso, os esquemas de fraude mais frequentes relatados por quem afirmou ter sido alvo de tentativas de fraude on-line, por e-mail, telefone ou mensagem de texto nos últimos três meses foram:

  • Vishing (ligações telefônicas fraudulentas para que pessoas revelem informações), com 28%;
  • Roubo de cartão de crédito com cobranças indevidas, com 27%;
  • Smishing (mensagens de texto com objetivo de enganar as pessoas para que revelem informações pessoais), com 25%;

“As fraudes causadas pelo uso de identidades falsas, além de gerar problemas para o consumidor, afetam indiretamente a sua relação com as empresas, pois a confiança do cliente nos seus processos de segurança é abalada”, explica Pasqualin. “Por isso, é importante que as companhias contem com soluções complementares, que atuam em camadas de proteção. Analisando desde validação externa de dados, modelos analíticos de detecção de fraude, até mesmo a atividade dos aparelhos usados nos canais digitais. Soluções que identificam dispositivos que tenham comportamentos evasivos são um exemplo”, acrescenta o executivo. “Construir uma jornada on-line segura sem deixar de lado a experiência do cliente é fundamental para todas as instituições inseridas no meio virtual.”

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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