Crédito: novo score da Boa Vista ajuda instituições financeiras na fidelização de consumidores

Crédito: novo score da Boa Vista ajuda instituições financeiras na fidelização de consumidores

Solução aponta consumidores mais propensos à concentração de gastos em uma única instituição financeira

Boa Vista, uma companhia Equifax, desenvolveu um novo score capaz de ajudar empresas que concedem crédito na fidelização de seus clientes. O objetivo do score é auxiliar as instituições financeiras identificando consumidores mais propensos à concentração de gastos em uma única instituição, o que diminui o risco de perda de oportunidades para outras empresas concorrentes.

O score desenvolvido pela Boa Vista utiliza análises do comportamento financeiro do consumidor para calcular a probabilidade de um consumidor consolidar todas as suas linhas de crédito em uma instituição específica. É levada em consideração uma variedade de fatores como histórico de crédito, comportamento de pagamento, entre outros.

“Com a informação de quem são esses consumidores, as empresas podem oferecer benefícios e incentivos especiais, taxas de juros mais favoráveis, programas de recompensas exclusivos ou até mesmo serviços personalizados, além de direcionar suas estratégias de marketing e comunicação, segmentando seus esforços para conquistar resultados em ações cada vez mais assertivas”, explica Marcos Coque, Diretor de Analytics da Boa Vista.

Consumidor toma crédito em várias instituições

Um levantamento feito pela Boa Vista evidencia a importância da fidelização de clientes no setor de concessão de crédito. Segundo dados levantados pela área de analytics da empresa, desde janeiro de 2020 a maior parte das concessões (38,34%) são para consumidores com pelo menos outras duas linhas de crédito ativas; esse número vem aumentando gradualmente, chegando em 40,77% em julho de 2023.

Apesar desse cenário, as fintechs têm sido as principais concedentes de crédito para os consumidores que não possuem nenhuma linha de crédito tomada. Em julho, o setor era responsável por cerca de 70% das linhas de crédito concedidas à essa parcela dos consumidores, ainda de acordo com dados levantados pela área de analytics da Boa Vista.

“O movimento observado evidencia a dificuldade que o mercado possui em conceder crédito, sem assumir maiores riscos, a consumidores sem linhas de crédito ativas. Por outro lado, se os riscos são menores quando o consumidor já possui diversas linhas de crédito assumidas e um histórico de informações que permitem às instituições o conhecerem melhor, o desafio da concessão passa a ser captar todo o potencial de gastos desse consumidor para si. Em ambos os casos, o novo score da Boa Vista pode ajudar o mercado a identificar quem são esses consumidores e fidelizá-los com maior assertividade”, comenta Marcos Coque.

Distribuição do saldo entre vários cartões de crédito

Outro levantamento realizado pela área de analytics da Boa Vista revelou informações sobre como os consumidores distribuem seu saldo entre vários cartões de crédito. Em janeiro de 2020, 75,32% do saldo total dos consumidores se concentrava no cartão considerado o primeiro em ordem de importância para os consumidores. Enquanto isso, 19,07% do saldo ficava em um segundo cartão, e os 5,6% restantes ficavam em um terceiro cartão.

No entanto, com decorrer do tempo, revela-se um aumento progressivo do saldo nos cartões considerados secundários e terciários, indicando uma queda no uso dos cartões considerados primários pelos consumidores. Na visão do Diretor de Analytics da empresa, essa tendência aponta para a necessidade das instituições financeiras adotarem estratégias eficazes de fidelização para evitar a perda de oportunidades ao longo do tempo.

Marco Coque ainda ressalta a importância de entender as mudanças no mercado e adaptar-se a elas. “Os dados revelam uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. À medida que muitos consumidores buscam linhas de crédito em múltiplas instituições e distribuem seus saldos entre vários cartões, as empresas precisam estar preparadas para atender a essa demanda e oferecer soluções atraentes que os mantenham fiéis. Acreditamos que as empresas que utilizarem estratégias eficazes de fidelização, com base em insights fornecidos pelo nosso score, estarão bem encaminhadas para conquistar uma vantagem competitiva e fortalecer seus relacionamentos com os clientes”, finaliza o diretor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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