Paraná tem três finalistas no Prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil”

Paraná tem três finalistas no Prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil”

A votação para o público está aberta até o dia 2 de novembro

O Prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil” chegou na fase de votação do grande público. Após período de inscrições das cervejarias e seleção inicial das latas por parte de júri técnico, agora os apreciadores de cerveja, os amantes da boa arte ou todos que curtem uma bela lata já podem escolher a mais bonita de 2023 pelo latamaisbonita.com.br

Dentre as dez finalistas, três são do Paraná, representado pelas cervejarias Ignorus e Bodebrown. No ano passado, o Paraná teve uma premiada na categoria microcervejarias. “O resultado do ano passado e as prévias com as finalistas nesse ano nos mostram a importância do estado do Paraná no cenário cervejeiro nacional. É um mercado em plena expansão, criativo e diferenciado, que estimula a inovação e, claro, um número cada vez maior de belas latinhas para cerveja”, diz Cátilo Cândido, presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), realizadora do Prêmio.

Esta é a segunda etapa do concurso que buscar celebrar o talento e a criatividade impressos na latinha, que convidam o consumidor a uma experiência diferente. Os números deste ano são animadores. Foram 237 rótulos inscritos de 85 cervejarias, representando 13 estados brasileiros. O estado com o maior número de inscritos foi São Paulo, com 80 rótulos, seguido por Minas Gerais, com 29, e Santa Catarina, com 28. Logo depois ficaram Paraná e Rio de Janeiro empatados com 25 rótulos cada, seguidos pelo Distrito Federal, com 21.

“Tivemos uma grande adesão nesta terceira edição do concurso, o que nos enche de alegria e aumenta a expectativa para premiar a lata mais bonita do país. Neste ano, participam em uma só categoria micro, médias e grandes cervejarias, colocando todos em um mesmo patamar de competição em termos criativos, o que gera mais diversidade e igualdade”, explica o presidente executivo da Abralatas.

Obra de arte na forma de lata de alumínio

Responsável por envasar mais da metade de toda cerveja produzida no Brasil, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável do mercado. “A latinha de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes e por isso se tornou o símbolo perfeito da economia circular. Além disso, é uma embalagem extremamente versátil, que permite o desenvolvimento de diversas inovações em formatos e impressões e esse prêmio celebra os talentos que desenvolvem peças convidativas a uma experiência de consumo com um design criativo”, avalia Cátilo Cândido.

As 237 latas inscritas foram avaliadas por um júri especializado em design, artes plásticas, artes visuais, marketing e profissionais que lidam com a embalagem no dia-a-dia. Eles avaliaram a criatividade, a beleza estética, a adequação ao produto e a clareza na comunicação. Foram selecionadas dez finalistas que, agora, serão votadas pelo público geral no site do concurso. As vencedoras serão anunciadas em dezembro. Há uma auditoria externa para garantir a lisura da premiação em suas três fases.

Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiros lugares incluem o direito de usar o selo da “Lata Mais Bonita do Brasil” e visita guiada a uma fábrica de latinhas. Além disso, há uma grande divulgação que possibilita ampla visibilidade das marcas. É uma oportunidade única para as cervejarias participantes ampliarem o alcance dos seus rótulos e de sua bebida.

Como votar

É só acessar o site do concurso latamaisbonita.com.br e votar nas opções para primeiro, segundo e terceiro lugares até o dia 2 de novembro. Cada pessoa só pode votar uma vez.

Apoiadores

O Prêmio conta com os apoios do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e parceria com o Guia da Cerveja, Revista da Cerveja e Mondial de La Bière.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *