Black Friday: marcas se preparam para uma data mais madura e consumidores mais atentos

Black Friday: marcas se preparam para uma data mais madura e consumidores mais atentos

Com a aproximação das indústrias e o varejo, as negociações estão mais equilibradas

A Black Friday no Brasil já não é mais uma novidade, mas, sim, um evento consolidado e relevante para empresas e consumidores. Leopoldo Jereissati, sócio fundador da agência de publicidade All Set, há anos ajuda grandes marcas como Dolce-Gusto Bees, Zé Delivery, Iguatemi, Nestlé, no varejo, a se prepararem para a data. Para o publicitário, estamos em um momento de maturidade da Black Friday, com empresas se preparando com antecedência.

“Nos primeiros anos de adesão no Brasil, o varejo e a indústria ainda estavam desorganizados. Agora, a data é hiperconhecida e conquistou um apelo significativo no imaginário do brasileiro. As marcas se preparam para uma data mais madura e consumidores mais atentos”, afirma Jereissati. Um levantamento realizado pela MField evidencia a força do evento este ano: a intenção de compra cresceu 32%. No entanto, a expectativa do público não é maior do que a sua consciência. Mais do que nunca ele está ligado aos preços e às condições de pagamento durante a Black Friday.

Com a aproximação das indústrias e o varejo, as negociações estão mais equilibradas. Os fabricantes que possuem canais próprios (como e-commerces) aprenderam a dinâmica da Black Friday, evitando impactar negativamente o varejo multimarca. Essa estabilidade nas relações permite uma competição regulada, impedindo preços excessivamente agressivos e predatórios, porém, interessantes para os consumidores.

Outra mudança significativa é a expansão do período de ofertas. A Black Friday não se restringe mais apenas à sexta-feira em si. Novembro, segundo Jereissati, já é o período de organização para o consumidor, e as ofertas se estendem ao longo do mês, proporcionando uma progressividade nos descontos e facilitando a logística para as empresas.

“Para combater o medo do consumidor em comprar em novembro, antes do dia “oficial” da Black Friday, algumas indústrias e varejistas estão oferecendo uma garantia de melhor preço. Se por acaso na data houver um preço mais baixo, eles dão um crédito ao cliente”, reforça.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *