Como as mulheres podem fazer um bom networking?

Como as mulheres podem fazer um bom networking?

A primeira dica é escolher um visual adequado que eleve a autoconfiança

Quem você conhece e poderia indicar seu trabalho? E o trabalho de quem você indicaria? Construir conexões e relacionamentos é algo de extrema importância para mulheres que querem ampliar sua vida profissional e pessoal e conseguir novas oportunidades. É o chamado “networking”. Mas como começar?

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, realizar um bom networking é fundamental para construir uma rede sólida, que possibilite acesso diversificado a conhecimentos, experiências e recursos. “É uma oportunidade de aprender, ensinar, colaborar e encontrar novas oportunidades”, ressalta.

Segundo Carla, algumas dicas podem ajudar as mulheres que estão em um evento e querem fazer networking. A primeira é escolher um visual adequado que eleve a autoconfiança. “Depois se identifique adequadamente e cumprimente todo mundo, inclusive quem você nunca viu na vida. Quanto mais gente conhecer, melhor!”, sugere.

O próximo passo, segundo a executiva, é manter as conversas “olho no olho” e manter uma escuta ativa, pois é assim que acontecem as verdadeiras conexões. “E o celular precisa estar sempre na mão, pois é assim que você pega os contatos e expõe a sua marca”, avisa.

Finalmente, a vice-presidente do SERAC explica que curtir o evento é fundamental. “Procure aproveitar ao máximo as dinâmicas, as pessoas que estão com você e todos os aprendizados. Impacte positivamente a vida das pessoas e você verá que os resultados virão”, avalia.

Para Carla, realizar um bom networking vai além do aspecto profissional. “Você pode construir amizades duradouras, ampliar seu senso de comunidade e ter apoio para troca de ideias em momentos desafiadores. Lembre-se sempre que cada evento é uma ótima oportunidade para fortalecer o networking”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *