Fusão com pequena empresa do Paraná gera novo negócio na mobilidade urbana

Fusão com pequena empresa do Paraná gera novo negócio na mobilidade urbana
Marcos Fortuna e os sócios, Ricardo Ducco e Sérgio Morsa.                                                                     Crédito da foto: Arquivo pessoal

História de sucesso no ramo da mobilidade urbana foi impulsionada por uma união empresarial estratégica, com apoio do Sebrae/PR

No universo dinâmico dos negócios, surgem exemplos de empresários que não apenas abraçam o espírito empreendedor, mas também demonstram capacidade de adaptação e resiliência. Marcos Fortuna é um desses. Paranaense, ele personifica uma história de sucesso que destaca a interseção da mobilidade urbana e a estratégia de fusão empresarial.

Há aproximadamente dois anos, o Sebrae/PR acompanha a trajetória de Marcos Fortuna como um empreendedor que se tornou sinônimo de visão e inovação no âmbito dos negócios. Sua empresa, a Two Dogs, se dedicava principalmente à mobilidade urbana e à sustentabilidade, através da importação e distribuição de patinetes, skates e bicicletas elétricas. Contudo, um desafio significativo ameaçava seu caminho.

No final do ano passado, a empresa paranaense, instalada na capital do Estado, deparou-se com um momento crítico em sua jornada empresarial. Mudanças na legislação e nas regras tributárias aliadas a uma crise econômica no varejo, praticamente, inviabilizaram a empresa. Marcos e sua equipe sabiam que, se não encontrassem uma solução, sua operação teria que ser paralisada.

Partiram para uma solução inovadora: uma fusão com uma indústria sediada em Manaus (AM). O Sebrae ofereceu suporte ao processo de fusão, desde consultorias especializadas até a assessoria jurídica e a consultoria de gestão, contribuindo para a consolidação desse empreendimento arriscado.

“O Sebrae, em todas as fases da nossa empresa, sempre desempenhou um papel importante. Há muitos anos utilizamos os recursos disponíveis, porém, mais recentemente nos possibilitou ter acesso a recursos e profissionais que fizeram e fazem parte do nosso momento. Conseguimos elaborar um estudo de mercado, construir um plano de marketing, desenvolver um projeto de fusão e muito mais”, afirmou Marcos.

Patinetes elétricos são uma novidade no mercado.

Em 2023, a Two Dogs e a Drop, pioneiras no mercado de mobilidade elétrica, inovação e sustentabilidade, anunciaram a fusão e formaram o Grupo DBS. Com o processo de fusão finalizado, a Two Dogs se reposicionou no mercado. Sob nova administração, a expectativa de crescimento das marcas é de 33% em 2023 e de dobrar o faturamento em 2024.

Com uma fábrica conjunta em Manaus, estarão presentes em quase 200 pontos de vendas e contam com mais de 140 assistências parceiras, visando um público maior além das regiões já atendidas.

A fusão das marcas acontece para que o atendimento ao cliente seja aprimorado e para que ambas obtenham sucesso no âmbito de pesquisa e desenvolvimento dentro do mercado. Líderes no mercado de inovação e mobilidade elétrica no Brasil, a Two Dogs e a Drop buscam unir forças e expandir seus espaços comerciais.

“O Sebrae está junto da Two Dogs para apoiá-la em seus desafios. Fazemos isso por meio de um acompanhamento personalizado e pela oferta de soluções desenhadas sob medida para atender às necessidades da empresa, em seus diferentes momentos. Esse modelo de relacionamento, próximo e altamente especializado, tem trazido grandes resultados para nós e para nossos clientes”, analisa a coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Luiz Gibellato Suzuki.

Do skate para o patinete

A empresa Drop, que iniciou a produção de skates nacionais em 2003, apresentou o primeiro patinete elétrico do Brasil, em 2009. Atualmente, atua em diversos segmentos, como artigos esportivos, veículos recreativos, mobilidade elétrica, brinquedos, máquinas, ferramentas e artigos de informática.

Para Marcos Fortuna, a fusão representou um passo ousado para ele e para os outros sócios, Ricardo Ducco e Sérgio Morsa, mas necessário, em meio aos desafios que os empreendedores de pequenos negócios enfrentam.

“Muito da base para a tomada de decisão para a fusão está relacionada a várias dificuldades que o empreendedor enfrenta e à visão de futuro que tínhamos. Ficou claro que não conseguiríamos sozinhos e precisaríamos nos unir para ter mais força e robustez”, reconheceu.

Para ele, o Brasil e o mundo passam por uma mudança de paradigma, onde as pessoas buscam por mais tempo, lazer e saúde. E essa mudança vai refletir no modo como a população se locomove.

“Hoje, somos um grupo, com uma fábrica que produz nossas marcas e para terceiros, com duas marcas próprias. Isso nos dá uma perspectiva positiva de futuro, iremos buscar capital para melhorar a linha de produtos, agregar e inovar em tecnologia e no modelo de negócios e, principalmente, acelerar o crescimento do mercado de mobilidade no Brasil”, completou Fortuna.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *