Grupo Eucatex completa 72 anos de atuação no mercado moveleiro e da construção civil

Grupo Eucatex completa 72 anos de atuação no  mercado moveleiro e da construção civil
Flavio Maluf, CEO Grupo Eucatex.

Entre as bandeiras que marcam o aniversário do Grupo são os avanços significativos das práticas ESG

Em meio ao crescente cenário de desenvolvimento industrial e econômico dos anos 1950 no Estado de São Paulo nascia o Grupo Eucatex. Fundado em 1951 no município de Salto como uma pequena fábrica de isolantes, a Eucatex chega aos seus 72 anos de história firme no posto de uma das maiores fornecedoras de produtos para a Construção Civil, Indústria Moveleira e Revenda Madeireira do Brasil.

Uma das bandeiras que marcam este aniversário do Grupo são os avanços significativos das práticas ESG (Environmental, Social and Governance), dentre as quais o recente contrato de compra de energia elétrica de longo prazo (PPA) com o Grupo Comerc Energia, parte de um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão na usina solar Castilho, a maior do estado de São Paulo, com capacidade de geração de 269 MWp, em regime de autoprodução.

A medida permitirá a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em cerca de 966 mil toneladas ao longo dos 15 anos do contrato (o equivalente à absorção realizada por 6,8 milhões de árvores ao longo de 20 anos) A parceria é vista também como mais uma iniciativa para potencializar as tecnologias limpas e ecoeficientes em suas operações. Hoje, 50% do consumo de energia elétrica da empresa vem da energia solar e o restante de hidrelétricas, também uma fonte limpa.

Manejo responsável

Um dos maiores fabricantes de painéis MDF e MDP, pisos laminados, portas, divisórias e tintas do País e o maior produtor de chapas de fibra de madeira do mundo para os setores de construção civil e indústria moveleira, o Grupo Eucatex tem suas florestas de eucalipto (matéria-prima de todos os seus produtos base madeira) distribuídas em fazendas que ocupam 41,9 mil hectares. Destes, 34,7 mil são de efetivo plantio de eucalipto e cerca de 5,8 mil hectares correspondem a áreas de vegetação nativa. A Unidade de Manejo Florestal está presente em 34 municípios do Estado de São Paulo, contemplando principalmente Botucatu e Salto no Estado de São Paulo.

Durante sua trajetória, a Eucatex se firmou como umas das pioneiras nos projetos socioambientais, valorizando as comunidades em torno de suas fábricas com a criação do PEA – Programa de Educação Ambiental para crianças e educadores nas cidades de Salto e Bofete (São Paulo), além de parcerias com pequenos agricultores, em programas de arrendamento florestal, e com empresas para a reciclagem de madeira por meio do Programa Eucatex de Reciclagem.

Há 37 anos atuando no Grupo Eucatex, o CEO Flavio Maluf ressalta que os trabalhos renderam muitos frutos graças ao “foco na qualidade dos produtos, na adoção de práticas sustentáveis, na responsabilidade socioambiental e no fortalecimento de parcerias duradouras com os clientes e consumidores”, afirma.

São sete décadas marcadas por pioneirismo, inovação e muito sucesso. Com a chegada da era digital, o Grupo Eucatex ampliou a sua presença na internet através de ações que resultaram na criação da plataforma Planeta Eucatex, um canal de conexão com o consumidor que promove sensações e é fonte de tendências, notícias e viabiliza a contextualização de produtos e padrões por meio de ambientes hiper-realistas.

Mas os produtos da marca utrapassaram fronteiras. Atualmente 40 países importam produtos Eucatex na América Latina, Europa, além dos Estados Unidos, onde o Grupo mantém um escritório há décadas. São 3 mil colaboradores diretos e 6 fábricas – dividias entre São Paulo e Pernambuco – para atender a demanda de um portifólio com mais de 100 famílias de produtos, entre painéis MDF e MDP, pisos laminados, portas, divisórias e tintas imobiliárias e chapas de fibras de madeira (da qual é a maior fabricante do Brasil e do mundo). Além da comercialização de pisos vinílicos e porcelanatos.

Rumo aos 80 anos, a Eucatex mantém o seu objetivo de continuar levando ao mercado produtos de qualidade, que agreguem praticidade, conforto e, sobretudo, transforme a vida das pessoas, seguindo sempre a premissa “Eucatex, cultivando o amanhã”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *