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Onda de calor faz venda por ventiladores, climatizadores e ar condicionado usados crescer em até 9.300%

Levantamento aponta uma verdadeira corrida pela compra de aparelhos usados relacionados a climatização e ventilação

A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de itens usados e seminovos no Brasil, fez um levantamento para medir o comportamento do consumidor durante a atual onda de calor que ocorre no país desde o dia 8 de novembro. O estudo, que considerou o período de 8 a 15 deste mês, aponta uma verdadeira corrida pela compra de aparelhos usados relacionados a climatização e ventilação. O ar condicionado usado é o líder no ranking de mais procurados, comercializados e anunciados e suas vendas aumentaram 1.630% quando comparado com a semana anterior (31/10 a 7/11). Mas o grande destaque fica para os ventiladores, que, embora na segunda colocação, tiveram um crescimento de vendas de 9.300%, seguido dos climatizadores, 5.100%.
A procura por climatizador saltou 57% no período em comparação com os sete dias anteriores. O ar-condicionado apresentou elevação de mais de 20% na procura. O ventilador, por sua vez, teve queda de 13%.

Aqueles que optaram por anunciar a venda de seus itens parados em casa para geração de renda extra fizeram os anúncios subirem em 37% para climatizadores, 24% para o ar condicionado e 15% para ventiladores.

Procura, Venda e inserção de anúncios de ar-condicionado, ventilador e climatizador – 31/out a 7/nov X 8/nov a 15/nov
Ranking Mais Procurados Mais Vendidos Mais Anunciados
Produto Variação Produto Variação Produto Variação
1 Ar Condicionado 20% Ar Condicionado 1630% Ar Condicionado 24%
2 Ventilador -13% Ventilador 9300% Ventilador 15%
3 Climatizador 57% Climatizador 5100% Climatizador 37%

 

O mesmo estudo conferiu a procura e venda por esses produtos na primeira onda de calor, que aconteceu em setembro. O ar condicionado, naquele momento, também foi o mais procurado e vendido:

Ranking Itens Mais procurados Variação (18 a 25/set x 4 a 11/set) Ranking Itens mais vendidos Variação (18 a 25/set x 4 a 11/set)
1 Ar-condicionado 71% 1 Ar-condicionado 51%
2 Ventilador 40% 2 Ventilador 26%
3 Climatizador 222% 3 Climatizador 151%

“O estudo detectou uma mudança de comportamento do consumidor na plataforma durante os períodos de altas temperaturas, com o crescimento no interesse e nas vendas de aparelhos que amenizam o calor. Com até 44% de economia em relação ao novo, nossos usuários recorreram à OLX para enfrentar o calor sem ter que gastar muito. A grande diversidade de itens na plataforma atende todo tipo de bolso e preferência”, comenta a Diretora Geral da OLX, Regina Botter.

 

O preço médio dos itens também aumentaram durante a primeira e segunda ondas de calor (18 de setembro a 16 de outubro) em relação a um mês antes (7 de agosto a 11 de setembro). Na época, os três produtos custavam entre R$129 a R$ 626 e passaram a valer entre R$ 144 a R$ 739.

Item Pré “Onda de Calor” (7/ago a 11/set) Durante onda de calor (18/set a 16/out) Valorização do preço Produto Novo % economia produto usado*
Climatizador R$ 626 R$ 739 18% R$ 1.300 44%
Ar-condicionado R$ 288 R$ 335 16% R$ 600 43%
Ventilador R$ 129 R$ 144 11% R$ 150 4%

 

*Diferença de preço entre produto novo e usado – Pesquisa OLX
Estados e regiões que mais se destacaram na primeira onda de calor
A procura pelos três itens no Mato Grosso do Sul aumentou 395%, sendo o estado brasileiro que registrou a maior alta nesse quesito. Em relação às vendas, o Paraná ficou em primeiro lugar, registrando o maior aumento, com 156%.

 

Estados Variação em procura* Estados Variação em Vendas*
Mato Grosso do Sul 395% Paraná 156%
Paraná 366% Mato Grosso do Sul 151%
Minas Gerais 327% Minas Gerais 146%
São Paulo 198% São Paulo 118%
Distrito Federal 142% Santa Catarina 97%
Goiás 117% Goiás 69%
Santa Catarina 98% Distrito Federal 67%
Espírito Santo 80% Espírito Santo 55%
Rio de Janeiro 36% Rio de Janeiro 35%
Bahia 33% Amazonas 35%

*Variação (18 a 25/set x 4 a 11/set)

Houve também aumento considerável de interesse pelos aparelhos nas regiões Sudeste (135%) e Centro-Oeste (122%).

Regiões Variação em procura* Variação em Vendas*
Sul 171% 91%
Sudeste 135% 83%
Centro-Oeste 122% 64%
Nordeste 8% 7%
Norte -15% 22%

 

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 49 anos na área de jornalismo, sendo 47 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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