Por que as empresas devem qualificar funcionários e incentivar o desenvolvimento de carreira?

Por que as empresas devem qualificar funcionários e incentivar o desenvolvimento de carreira?

Colaboradores têm dez vezes mais chances de procurar um novo emprego caso se sintam subaproveitados, aponta estudo do LinkedIn

Mudanças fazem parte da rotina das empresas: promoções, demissões, job hopping, surgimento de novas áreas e criação de cargos movimentam, desde sempre, o mercado de trabalho. Para os profissionais de RH, essas mudanças são desafiadoras porque exigem soluções rápidas, levando em consideração os impactos de tempo e dinheiro.

Na busca por ocupar cargos disponíveis, especialistas defendem que promover funcionários antigos e experientes, que já conhecem a dinâmica do time e do ofício, é a melhor opção. Além disso, é mais barato qualificar alguém da casa do que fazer uma nova contratação, como apontam 79% dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento entrevistados para uma pesquisa do LinkedIn. Mas, para isso, as organizações precisam dedicar-se também à qualificação da equipe, acompanhando seu desenvolvimento e a evolução das carreiras

“Qualificar um profissional pensando em promovê-lo de cargo futuramente traz menor custo e otimização de tempo, já que eles estão habituados com a rotina da empresa e já conhecem a cultura e os valores institucionais. Por isso, é importante investir no desenvolvimento dos colaboradores para que eles estejam preparados quando surgirem oportunidades”, explica Marinildes Queiroz, Gerente Sênior de Cultura, Desenvolvimento Organizacional e Comunicação da Up Brasil, empresa especializada em benefícios corporativos.

O colaborador, por sua vez, se sente valorizado e motivado a continuar galgando seus espaços. Ainda conforme a pesquisa do LinkedIn, as pessoas têm dez vezes mais chances de procurar um novo emprego se sentirem que suas competências não estão sendo aproveitadas.

Para a especialista, Marinildes Queiroz, desenvolver um programa interno de capacitação profissional envolve priorizar áreas e competências futuras, dar visibilidade das possibilidades e movimentações de carreira na organização, criar uma cultura de feedbacks e realizar acompanhamento de desenvolvimento e evolução.

“Oferecer cursos de capacitação de acordo com as funções atuais ou de interesses pessoais dos colaboradores, treinamentos sobre os processos internos, ajuda financeira para ingressar em graduações ou aprender novas línguas, benefícios de incentivos e premiações, entre outras ações, também são importantes nesse processo de qualificação”, comenta a gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil.

A oportunidade de crescimento dos colaboradores está entre os principais impulsionadores de uma boa cultura corporativa. Nos últimos anos, os trabalhadores passaram a buscar empresas que se preocupam com a evolução da carreira profissional de seus funcionários. Segundo uma pesquisa da Up Brasil, 94% dos candidatos a empregos avaliam o que é oferecido pela contratante além do salário, e os incentivos ligados ao crescimento profissional estão entre eles.

“Capacitar um profissional hoje, é um investimento de médio e longo prazo. Além de motivá-los, as empresas estão garantindo mão de obra qualificada, atualizada com as tendências de mercado e com mais recursos para enfrentar os desafios futuros, o que coloca a empresa a um passo à frente dos seus concorrentes”, conclui Marinildes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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