80% dos consumidores dizem que cartão de crédito contribui para controle financeiro

80% dos consumidores dizem que cartão de crédito contribui para controle financeiro

Estudo mostra que cerca de 90% pagam o valor total da fatura e não utilizam o crédito rotativo

Otimista com suas finanças em 2024, o consumidor brasileiro vê o cartão de crédito como aliado no controle financeiro. É o que afirmam 80% dos consumidores segundo nova pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa a indústria dos meios eletrônicos de pagamento, em parceria com o Instituto Datafolha. Quando perguntados sobre suas finanças em 2024, 55% das pessoas acreditam que, no início do ano, a situação financeira será melhor em comparação ao mesmo período de 2023.

De acordo com o levantamento, o brasileiro continua usando o cartão de crédito sem necessariamente ficar endividado, já que 87% fazem o pagamento integral da fatura no vencimento, sem entrar no chamado crédito rotativo. “Temos realizado esse acompanhamento há mais de cinco anos e a constatação é de que a grande maioria das pessoas incorporou de vez o uso do cartão em sua rotina como um meio de pagamento, sem se endividar”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.

Ao apontarem o cartão de crédito como aliado das finanças, os consumidores indicam quais os principais atributos desse meio de pagamento. A possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar (47%), seguida pela agilidade da transação (43%). A facilidade com as compras na internet (40%), o prazo para pagamento (31%) e a segurança (27%) completam os motivos da preferência pelo cartão de crédito.

“O cartão de crédito é hoje o principal instrumento de inclusão financeira e acesso ao crédito do brasileiro porque possibilita que as relações de consumo sejam mais eficientes, convenientes e seguras”, afirma Vieira. “Essa pesquisa é o retrato de que a grande maioria das pessoas utiliza seu cartão de crédito com equilíbrio e conhecimento, paga a fatura em dia e se beneficia das vantagens atreladas a ele”.

Outros pontos positivos são elencados pelos consumidores quando perguntados em relação a percepção sobre o uso do cartão. Novamente, a possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar: 86% concordam que parcelar no cartão de crédito facilita a compra do que você quer ou precisa, sem se apertar financeiramente. Em seguida, os consumidores reconhecem a segurança nas transações: 83% afirmam que o cartão de crédito é o mais seguro e rápido em compras online.

Para 76% pagar com cartão de crédito é muito vantajoso porque permite acumular pontos e ter cashback. Sobre compras presenciais, 75% afirmam que o cartão de crédito é mais seguro e rápido do que o dinheiro. E, reforçando o reconhecimento no auxílio ao controle financeiro, 70% das pessoas dizem que o cartão ajuda na organização de gastos durante o mês.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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