Metade dos restaurantes do Paraná opera sem lucro

Levantamento realizado entre 20 e 27 de dezembro pela Abrasel, mostra a situação econômica do setor de alimentação fora do lar
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizou no mês de dezembro pesquisa para levantar a situação econômica do setor de alimentação fora do lar. No recorte do Paraná, o levantamento é referente ao mês de novembro, realizado com empresários do setor, e o resultado apontou que 47% das empresas vem operando no prejuízo.
O presidente da Abrasel PR, Luis Fernando Menuci, analisa a situação com cautela, mas também exalta a melhora dos últimos números. “Na mais recente pesquisa anual da Abrasel, notamos uma melhoria positiva no setor em comparação com meses anteriores. No entanto, é preocupante que 47% das empresas ainda estejam equilibrando as contas ou operando no prejuízo. Isso destaca a urgência de medidas eficazes, sublinhando a necessidade de uma compreensão mais profunda por parte do governo. Como o setor com maior índice de empregabilidade, merecemos uma abordagem que promova o crescimento, divergindo das recentes medidas provisórias que podem comprometer nossa vitalidade econômica”, diz o presidente da Abrasel PR.
Entre as questões levantadas na pesquisa, as dívidas também foram abordadas. Segundo o levantamento, 28% têm pagamentos em atraso, mais de um quarto das empresas acumulam dívidas em atraso. Destas, 80% devem impostos federais, 50% impostos estaduais, 37% têm dívidas bancárias, 10% devem a fornecedores, 23% devem encargos trabalhistas, 13% estão inadimplentes com serviços públicos (como água, gás e energia elétrica). Além disso, 10% estão com o aluguel do imóvel atrasado.
Além disso, inflação e mercado de trabalho também estiveram nos temas. Segundo a entidade, 51% não conseguiram reajustar os seus preços em linha com a inflação média. Foram 27% com reajustes abaixo e 24% que não alteraram seus preços. Apenas 9% dizem ter feito reajuste acima da inflação. Outros 40% dizem ter feito reajuste conforme a inflação.
Já no mercado de trabalho, 22% contrataram funcionários em novembro, contra 13% que dizem ter demitido. 65% mantiveram o quadro de empregados. 19% pretendiam contratar em dezembro, além das que já fizeram contratações em novembro, 75% disseram que pretendem manter o quadro de funcionários e apenas 6% indicaram que havia alguma intenção de demitir.
A Abrasel realiza mensalmente pesquisas com empresários do setor, para entender as necessidades e a situação de cada estabelecimento. É um importante pilar para fortalecer o setor e saber quais os principais pontos de melhorias.