Brasil deve ter 470 mil festas de casamento em 2024

Brasil deve ter 470 mil festas de casamento em 2024

Levantamento  aponta gasto médio de R$ 61 mil por celebração

O ano de 2024 começou com boas expectativas para o mercado de casamentos, que supera as projeções de 2023. É o que mostram os dados levantados pelo Casar.com, plataforma de sites e listas de casamentos, em conjunto com a Assessoria VIP. O volume anual de festas no país deve alcançar a marca de 470 mil, superando os 465 mil do período anterior, o que representa ótimas oportunidades para os fornecedores do setor.

“O mercado segue aquecido e estabelecendo novos padrões após os anos de demanda reprimida. O ticket médio por festa – calculado com uma base superior a 120 mil casamentos – chega a R$ 61 mil, possibilitando uma movimentação que supera os R$ 28 bilhões no total, contribuindo para o desenvolvimento do setor com um todo”, pontua Fabio Camillo, CEO e sócio do Casar.com.

O levantamento também mostra que, em média, cada casal contrata 15 fornecedores para a celebração, incluindo serviços como buffet, local da recepção, decoração, som e iluminação, entre outros itens que compõem o grande dia.

Oportunidades de emprego

Com a alta das celebrações, profissionais que estão por trás da organização dos eventos buscam aumentar suas equipes em 2024 para dar conta da crescente demanda. Ainda de acordo com os dados das plataformas, mais de 60% dos assessores e cerimonialistas têm a intenção de contratar colaboradores fixos para suas empresas neste ano.

Entre as áreas que necessitam de mais mão de obra, de acordo com os cerimonialistas, destaca-se o serviço de organização do evento, como a interface com os diversos fornecedores envolvidos ao longo do processo.

Novos serviços

Além de aumentar as equipes, manter-se atualizado nas tendências também é prioridade para estes profissionais. Mais de 75% dos entrevistados apontou que pretende oferecer novos serviços aos clientes, especialmente redes sociais para eventos, RSVP e edição de sites de casamento.

“Os sites de casamento entraram no gosto dos casais principalmente por ser uma opção prática para informarem aos convidados sobre os detalhes da cerimônia, celebração, e ainda incluir a lista de presentes neste mesmo local, que pode ser atualizado constantemente pelo próprio casal”, conclui Camillo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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