Comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 5 bilhões neste Carnaval

Comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 5 bilhões neste Carnaval

Além das vendas online, data deve render R$ 9 bilhões de faturamento ao varejo brasileiro

O crescimento do e-commerce no Brasil já não está mais atrelado apenas às datas emblemáticas do setor, como o Dia das Crianças, a Black Friday ou o Natal. Outros períodos estratégicos vêm ocupando espaço entre as preferências do consumidor, como o Carnaval. Este feriado tem contemplado diversos setores do varejo online que vão desde o turismo até maquiagens. Só em 2023, a data foi responsável pela movimentação de R$ 4,6 bilhões nas vendas pela internet, o que representou um salto de 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para 2024, a entidade projeta uma evolução de 17%.

Além das vendas online, o Carnaval deve render R$ 9 bilhões de faturamento ao varejo brasileiro em geral, conforme dados da CNC – o que representa um crescimento de 10% em relação a 2023. Um conjunto de fatores colabora para este resultado positivo, como a melhoria na economia, o surgimento de mais vagas de emprego – temporários e fixos – o aumento da demanda no turismo e novas oportunidades de negócios. No entanto, é preciso ficar atento para se destacar nas vendas.

“O Carnaval é uma época de aumento nas procuras por viagens, pacotes de hospedagem e demais produtos relacionados ao turismo, além de maquiagens e fantasias. A diversificação está entre as melhores estratégias para se adaptar a cada período no varejo online. Estas opções podem ser encontradas em grandes marketplaces e atrair a atenção do consumidor das mais variadas formas, principalmente se os lojistas utilizarem a publicidade digital a seu favor”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.

Trunfo do Retail Media

Com uma diversidade considerável de produtos e plataformas de e-commerce, Eduardo destaca que as ferramentas de propaganda digital podem ajudar o consumidor na hora de escolher onde e como comprar os itens de preferência. “Temos grande variedade de ofertas no mercado, mas somente aqueles e-commerces que utilizam abordagens efetivas, tal qual o retail media, conseguem captar o interesse do cliente, convertendo anúncios em venda. Estamos falando de uma disputa por atenção e, principalmente, por fidelização, algo que marketplaces internacionais vêm investindo bastante nos últimos anos”, detalha o VP.

O retail media é uma forma de propaganda digital que investe em anúncios inseridos nos próprios marketplaces. Este tipo de publicidade consegue despertar o interesse dos clientes por oferecerem produtos que se relacionam melhor com os gostos e preferências dos usuários. “Outro ponto positivo é que essa estratégia também gera receita extra para os lojistas”, lembra o executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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