Comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 5 bilhões neste Carnaval

Além das vendas online, data deve render R$ 9 bilhões de faturamento ao varejo brasileiro
O crescimento do e-commerce no Brasil já não está mais atrelado apenas às datas emblemáticas do setor, como o Dia das Crianças, a Black Friday ou o Natal. Outros períodos estratégicos vêm ocupando espaço entre as preferências do consumidor, como o Carnaval. Este feriado tem contemplado diversos setores do varejo online que vão desde o turismo até maquiagens. Só em 2023, a data foi responsável pela movimentação de R$ 4,6 bilhões nas vendas pela internet, o que representou um salto de 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para 2024, a entidade projeta uma evolução de 17%.
Além das vendas online, o Carnaval deve render R$ 9 bilhões de faturamento ao varejo brasileiro em geral, conforme dados da CNC – o que representa um crescimento de 10% em relação a 2023. Um conjunto de fatores colabora para este resultado positivo, como a melhoria na economia, o surgimento de mais vagas de emprego – temporários e fixos – o aumento da demanda no turismo e novas oportunidades de negócios. No entanto, é preciso ficar atento para se destacar nas vendas.
“O Carnaval é uma época de aumento nas procuras por viagens, pacotes de hospedagem e demais produtos relacionados ao turismo, além de maquiagens e fantasias. A diversificação está entre as melhores estratégias para se adaptar a cada período no varejo online. Estas opções podem ser encontradas em grandes marketplaces e atrair a atenção do consumidor das mais variadas formas, principalmente se os lojistas utilizarem a publicidade digital a seu favor”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.
Trunfo do Retail Media
Com uma diversidade considerável de produtos e plataformas de e-commerce, Eduardo destaca que as ferramentas de propaganda digital podem ajudar o consumidor na hora de escolher onde e como comprar os itens de preferência. “Temos grande variedade de ofertas no mercado, mas somente aqueles e-commerces que utilizam abordagens efetivas, tal qual o retail media, conseguem captar o interesse do cliente, convertendo anúncios em venda. Estamos falando de uma disputa por atenção e, principalmente, por fidelização, algo que marketplaces internacionais vêm investindo bastante nos últimos anos”, detalha o VP.
O retail media é uma forma de propaganda digital que investe em anúncios inseridos nos próprios marketplaces. Este tipo de publicidade consegue despertar o interesse dos clientes por oferecerem produtos que se relacionam melhor com os gostos e preferências dos usuários. “Outro ponto positivo é que essa estratégia também gera receita extra para os lojistas”, lembra o executivo.