Nova ferramenta da startup promete foco em uma melhor experiência para as pessoas candidatas

Nova ferramenta da startup promete foco em uma melhor experiência para as pessoas candidatas

As organizações estão percebendo cada vez mais a importância vital de não apenas atrair talentos, mas também de proporcionar uma experiência positiva às pessoas candidatas durante os processos de seleção. O recrutamento eficaz não se trata apenas de encontrar a pessoa certa para o trabalho, mas também de criar uma impressão duradoura e positiva da empresa para o profissional, independentemente do resultado final. 

Uma jornada de recrutamento e seleção bem elaborada não apenas facilita a escolha das pessoas candidatas mais adequadas, mas também fortalece a marca empregadora de uma organização. 

A abler, por exemplo, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, está lançando uma nova versão da sua ferramenta de vagas de emprego para aprimorar processos de candidatura que, muitas vezes, são ineficientes, contam com formulários cansativos, dificultam o preenchimento de currículos e oferecem uma má experiência de uso nas plataformas.

De acordo com Alisson Souza, CEO da startup, o abler Vagas contará com uma estrutura de design completamente remodelada. “O foco é principalmente na parte mobile. Atualmente, aproximadamente 70% dos acessos de pessoas candidatas são feitos via celular e, trazendo essa visão de mobile first para dentro da plataforma, estamos criando um aplicativo para iOS e Android que irá facilitar a vida dos profissionais. Assim, eles poderão receber notificações de convites para processos, feedbacks e outras informações importantes”, revela.

Além da repaginada no design, a solução irá implementar novas funcionalidades. “Agora temos a importação automática do currículo das pessoas candidatas via LinkedIn com apenas um clique, importando dados e completando 100% do cadastro na plataforma. A análise de currículos também é uma novidade, possibilitando a extração de informações de PDFs para completar o cadastro na abler”, pontua. 

Outro destaque é uma funcionalidade para que as pessoas candidatas possam revelar o porquê de não se interessarem por determinadas vagas. “Assim, é possível mostrar eventuais pontos de melhoria para a empresa. Ou seja, será possível saber o motivo do desinteresse, sejam os salários, a falta de flexibilidade ou benefícios”, revela.

Vale lembrar que toda a página de carreira e os fluxos de candidatura estão sendo remodelados, facilitando o cadastro e a aplicação para vagas.

Além disso, dois novos modelos de candidatura estão disponíveis. “São elas: a candidatura simplificada com o LinkedIn ou via formulário, em que é apenas necessário inserir o nome, e-mail, telefone, currículo em PDF ou perfil do LinkedIn para se candidatar”, relata.

A atualização da plataforma foi uma decisão que visa melhorar a experiência de uso para quem está buscando uma nova oportunidade de emprego. “Entendemos que o mercado está passando por algumas transformações. Muitas pessoas saíram de seus empregos, passaram por lay-off ou não estão vivenciando boas experiências nos processos seletivos. Precisamos fazer algo a mais pelas pessoas candidatas para que elas vejam mais valor na plataforma, entendendo que a abler é diferente e preza pela sua experiência, sendo uma solução mais fácil, simples e rápida para ser utilizada nos processos seletivos”, declara. 

No futuro, a startup planeja munir as pessoas candidatas com mais informações sobre o mercado de trabalho, como as opiniões sobre determinado processo seletivo, dicas sobre os currículos, além de informações em relação aos cursos e habilidades necessárias para concorrer a algumas vagas. “Estamos dando um primeiro passo, que é importar dados de outras plataformas, como o LinkedIn, entregar um layout aprimorado e mostrar para as empresas o porquê das pessoas não estarem se interessando em certos processos. Em um segundo momento, logo após o lançamento, iremos trabalhar com algumas informações mais ricas, utilizando a inteligência artificial para o preenchimento do currículo e para a recomendação de vagas conforme o perfil de cada pessoa candidata”, pontua. 

Atenta aos movimentos de mercado, a startup busca conquistar as pessoas candidatas com uma boa experiência e, automaticamente, mostrar às empresas seu diferencial.

Alisson acredita que proporcionar uma experiência ruim para as pessoas candidatas durante o processo de recrutamento e seleção pode prejudicar empresas das mais diversas maneiras. “As pessoas que passam por essa situação podem se tornar detratoras tanto do processo de recrutamento e seleção, quanto do produto ou serviço oferecido pela companhia”, alerta. 

A abler entende que o recrutamento é a parte mais importante do processo seletivo. “Sem pessoas candidatas, não tem ATS ou vagas fechadas. A partir do momento que entregamos uma má experiência, a chance de não ter pessoas disponíveis aumenta. Por outro lado, uma boa experiência deixa o funil cada vez mais aquecido, com indivíduos falando bem e recomendando para que outros profissionais participem dos processos seletivos na empresa em questão”, revela.

Além disso, uma experiência ruim dificulta ainda mais a atração das pessoas corretas para o preenchimento de vagas. “Nesse caso, as pessoas candidatas no processo serão apenas aqueles que se sujeitam a participar, mesmo sabendo que a experiência é ruim. Geralmente, essas pessoas não são as melhores para a posição e para os desafios que serão enfrentados pela organização”, declara.

A experiência das pessoas candidatas é fundamental e será o foco da abler no lançamento dessa nova ferramenta. “Passar por um processo seletivo tende a ser difícil e doloroso. O mercado é competitivo e as pessoas estão precisando cada vez mais de um emprego para pagar suas contas e colocar comida na mesa. No entanto, participar de uma seleção não precisa ser traumático e utilizar uma plataforma de recrutamento não precisa ser complexo, difícil e burocrático. Pode ser simples, rápido e tranquilo”, argumenta o CEO.

Contar com uma ferramenta amigável e intuitiva tanto para o RH quanto para as pessoas candidatas é fundamental. “Não se deve entregar uma experiência boa apenas para o recrutador. Muitas vezes, as pessoas candidatas acreditam que a empresa é quem tem o poder nas mãos, mas as pessoas candidatas também são muito poderosas, elas só não sabem disso. Entregar mais facilidades dentro do produto e dar mais voz à pessoa candidata vai fazer com que eles percebam que também são uma parte crucial em um processo seletivo”, explica.

Alisson acredita que o processo só é bem executado quando a missão da empresa, que é encontrar a melhor pessoa para determinada posição no menor espaço de tempo, acontece de forma positiva para todos os lados. “A partir do momento que o processo está sendo bom para a empresa, mas ruim para a pessoa candidata, a chance da companhia contratar alguém que não possui o fit para aquela posição é ainda maior. Se o processo for justo para as pessoas candidatas, com feedback e outros pontos importantes, a chance de sucesso aumenta”, pontua.

Para o CEO, o abler Vagas é uma solução com foco em uma experiência fluida, simples, rápida e fácil para as pessoas candidatas, que não precisa ser traumática ou difícil. “O profissional que está passando por um processo seletivo hoje, pode ser o nosso cliente amanhã. Se entregarmos uma boa experiência no momento da contratação, a chance dele se tornar um fã da nossa marca e levar o nosso produto para dentro da empresa em que ele trabalha é absurdamente maior. Tudo o que estiver ao nosso alcance enquanto software, iremos fazer para equilibrar essa balança e entregar sucesso para todas as partes envolvidas no processo, sejam gestores, recrutadores ou as próprias pessoas candiatas”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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