PUCPR promove palestras gratuitas com foco nas profissões do futuro

PUCPR promove palestras gratuitas com foco nas profissões do futuro

O avanço da Indústria 4.0, da inteligência artificial e de diversas outras tecnologias está criando novas perspectivas no mercado de trabalho. Com o intuito de explorar e debater esse cenário em evolução, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove, entre os dias 29 de fevereiro e 05 de março, a “Semana do Futuro”. Com uma programação gratuita e online, transmitida por plataformas como YouTube, LinkedIn e Twitch, além de um encontro presencial na Digital Arena PUCPR (com transmissão também pelo YouTube da Universidade), o evento vai abordar temas como tecnologia e inovação nas profissões do futuro; mudança de carreira e influência digital; gestão de carreira; projeto de vida e felicidade no trabalho; e diversidade cultural para o profissional sem fronteiras.

Organizado pela Graduação 4D, uma nova modalidade de cursos da PUCPR, o evento contará com a presença de renomados profissionais do mercado. Caso da mentora de carreiras, Top Voice no LinkedIn e Influenciadora Top 3 da IBEST na área de Recursos Humanos, Paula Boarin, que participa de uma live no YouTube da PUCPR dia 04 de março, às 19h, para falar sobre mudança de carreira e influência digital. Outro destaque é o escritor e mentor Luciano Santos, autor do livro “Seja egoísta com sua carreira”, que fala sobre gestão de carreira, projeto de vida e felicidade no trabalho em uma live no dia 05 de março, às 20h.

“Na ‘Semana do Futuro’, a PUCPR oportuniza um momento único para compreender as profissões e carreiras abertas pela nova economia e, ao mesmo tempo, nos permite conhecer uma nova forma de aprender e se profissionalizar que só a PUCPR oferece. Os nossos cursos 4D destacam-se por conduzir os estudantes por trilhas singulares, promovendo conectividade profunda com o mercado, professores e profissionais notáveis e de vanguarda, assimilação de tecnologias e linguagens inovadoras, mentoria colaborativa e personalizada e flexibilidade de trilhas de aprendizagem que transcendem o compartilhamento de conhecimento, oferecendo uma formação integral com propósito de vida e carreira”, explica Ericson Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUCPR.

Uma nova experiência educacional

Na Graduação 4D da PUCPR, o estudante pode construir sua própria narrativa educacional, trilhando o caminho que melhor se encaixa nos acordes dos seus objetivos, escolhendo as disciplinas que mais ressoam com seus interesses e aspirações. São oito cursos hands on, todos conectados ao mercado de trabalho, com integração e networking, além de mentorias e masterclass com especialistas do setor.

As graduações em Agrodigital, Computação Imersiva, Economia da Influência Digital, Gestão da Felicidade e Projeto de Vida, Gestão Internacional, Inteligência Artificial, Saúde e Bem-estar Integral e Experiência do Usuário – UX Design têm aulas em ambientes imersivos e 100% virtuais, além de experiências no metaverso da PUCPR.

Programação “Semana do Futuro” PUCPR

29/02 – Evento Digital Arena PUCPR + Transmissão YouTube PUCPR – 19h
Diversidade cultural para o profissional sem fronteiras – Com Aline Pinheiro, Gerente de Governança Corporativa na Unimed Curitiba; Natalia Dalpiaz, CEO da Prô Mundo Psicologia; João Batista, do Marketing do Nubank; e a professora Elizabeth Ribeiro Martins, coordenadora da graduação 4D em Gestão Internacional da PUCPR.

01/03 – Live Twitch – 20h às 21h
Tecnologia e inovação nas profissões do futuro – Com Tacio Schaeppi, narrador da Riot Games, e Bruno Campagnolo, coordenador da graduação 4D em Computação Imersiva da PUCPR.

04/03 – Live YouTube e LinkedIn PUCPR – 19h às 20h
Mudança de carreira e influência digital – Com Paula Boarin, mentora de carreiras, Top Voice no LinkedIn e Influenciadora Top 3 da IBEST na área de Recursos Humanos, e Aguilar Selhorst, coordenador da graduação 4D em Economia da Influência Digital da PUCPR e da graduação 4D em Experiência do Usuário da PUCPR.

05/03 – Live YouTube e LinkedIn PUCPR – 20h às 21h
Gestão de carreira, projeto de vida e felicidade no trabalho – Com Luciano Santos, escritor e mentor, e Jelson Oliveira, coordenador da graduação 4D em Gestão da Felicidade e Projeto de Vida da PUCPR.

 

“Semana do Futuro” PUCPR

Evento online e gratuito
Data: 29/02 a 05/03
Inscrição e demais informações: https://lp.pucpr.br/semana-do-futuro

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *