Líder nacional em segurança eletrônica investe em inteligência artificial para desenvolver novos produtos

Líder nacional em segurança eletrônica investe em inteligência artificial para desenvolver novos produtos

Líder nacional no segmento de segurança eletrônica, a catarinense Orsegups criou um time de 30 profissionais – arquitetos de software, programadores, desenvolvedores e outros especialistas – que dedicam seus dias a pesquisar aplicações de Inteligência Artificial preditiva em sistemas de alarmes, portarias eletrônicas e sistemas de monitoramento por câmeras. Somado ao investimento em pessoas e infraestrutura, a inovação consome o equivalente a 10% das receitas do segmento de vigilância eletrônica da empresa, que atua também com capital humano (serviços de segurança patrimonial, limpeza especializada e equipe administrativa).

A inteligência artificial é apontada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) como elemento importante para o crescimento do segmento, que movimenta mais de R$ 11 bilhões ao ano no Brasil. A tecnologia pode colaborar com a prevenção de crimes e torna mais rápidas as respostas a ocorrências. Exemplo é o uso de IA preditiva em produtos como um novo alarme totalmente desenvolvido pela Orsegups.

Fruto de investimento de R$ 15 milhões, o Alarme 365, lançado no último trimestre de 2022, ajudou a empresa a crescer no ano passado (a expansão na área de vigilância eletrônica foi de 12% ) e permitiu vislumbrar como a inteligência artificial melhora os serviços na área. Totalmente sem fio, o alarme tem sensores de monitoramento que acionam câmeras que fotografam o ambiente quando há qualquer ocorrência. De imediato, as imagens são analisadas pelas ferramentas de inteligência artificial que são programadas para emitir alertas de prioridade para a equipe da central de monitoramento da empresa.

“O sistema é capaz de diferenciar, por exemplo, o falso disparo provocado por um animal de estimação ou por uma cortina que se movimenta com o vento de um disparo verdadeiro, causado pela invasão de um ambiente. Assim, permite priorizarmos o atendimento às ocorrências mais críticas”, diz o diretor de tecnologia da informação da Orsegups, Giliardi dos Santos (foto).

Outro uso da inteligência artificial – esse mais comum – é em circuitos de monitoramento por imagem em condomínios residenciais. “Ao identificar que alguém pulou um muro, por exemplo, o sistema de imediato identifica a quebra de um padrão e gera um alerta. Esse aviso rapidamente é analisado pela equipe da central de monitoramento que aciona o protocolo adequado de reação”, acrescenta o diretor.

Para aumentar a assertividade das análises, a Orsegups conta com a experiência – e dados – de mais de 50 anos de atuação no segmento. As informações servem de insumos para o sistema de machine learning desenvolvido pela empresa. “O mais importante para nosso cliente é termos velocidade e assertividade nas análises. Por isso, seguimos melhorando tanto a IA quanto os equipamentos que geram inputs de informação para o sistema (como as câmeras de monitoramento)”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *