Líder nas vendas de conserva vegetal, Predilecta Alimentos investe em estratégia de BI para crescer

Líder nas vendas de conserva vegetal, Predilecta Alimentos investe em estratégia de BI para crescer

Um projeto de business intelligence (BI) pode levar uma empresa a novos níveis no mercado no qual atua, com crescimento de faturamento, aquisição de outras empresas, liderança do mercado nas categorias nas quais atua, expansão das exportações, entre outras conquistas. Isso é exatamente o que a Predilecta Alimentos vem alcançando como resultado da sua jornada de implementação de estratégias data driven com soluções Qlik.

A Predilecta Alimentos é uma empresa brasileira renomada e é a maior processadora industrial de goiaba no mundo, além de ocupar posições de destaque também no processamento de tomate e milho. O Brasil é uma potência agrícola no mundo e a Predilecta é uma das grandes potências globais de alimentos naturais processados. Nossa estratégia de BI tem sido fundamental para o nosso crescimento”, informa Lucas Trevizaneli, diretor da Companhia.

Atualmente, a Predilecta é detentora de 16 marcas (Predilecta, Etti, Salsaretti, Cajamar, Stella D’Oro, Show Cau e Só Fruta etc.) com mais de 700 itens no portfólio e está presente em mais de 60 países, sendo que exporta diretamente para 31 deles: Estados Unidos (principal), Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Suíça, entre outros. A lista de produtos para exportação inclui: polpa de goiaba, milho enlatado, goiabada, extrato enlatado, ervilha enlatada, dueto enlatado, seleta enlatada, molho de tomate etc. Produz ainda itens das marcas próprias para grandes companhias como Carrefour, Dia, Budweiser, Nestlé, Coca-Cola e Ajinomoto.

Aquisições baseada em dados

A estratégia de BI da Predilecta começou há cerca de 8 anos, ainda com o uso do Qlik View e, desde então, a empresa vem acompanhando a evolução das soluções Qlik. “A empresa saiu da análise de dados na planilha de Excel, demorada e sujeita a erros, e migrou para um novo patamar de inteligência de negócios, para ser uma empresa data driven. Desde esse início, a Predilecta conta com o apoio da IN – Inteligência de Negócios”, destaca André Magro, Gestor de Business Intelligence da empresa.

Para as mais recentes aquisições realizadas pela Predilecta – compra das marcas e unidades fabris da Salsaretti (2020) e da Nordeste Mais (2022) – a empresa utilizou os dados de BI para definir e conduzir estes planos de negócios.

A Predilecta usa, atualmente, o Qlik Sense na nuvem (SaaS), integrado ao ambiente SAP. As análises são utilizadas por todas as áreas da empresa: produção, financeiro, logística, operacional, contábil, vendas e muito mais.

Trata-se de um trabalho de BI robusto e bem executado, que contribui efetivamente para identificar oportunidades de mercado, otimizar nossos processos internos e melhorar nossa tomada de decisões. Como resultado, conquistamos não só um crescimento significativo em nosso faturamento, mas também nos consolidamos como um dos principais players globais no setor alimentício”, destaca Lucas.

Predilecta: antes e depois da Qlik – Painéis de dados estratégicos

Os principais painéis de dados são os disponibilizados para as áreas Comercial, Faturamento, Ordem de Vendas, Devolução, Rastreio, Monitor de Entrega. Também são atendidos os setores de Compras, Comissão, Contabilidade, Departamento Pessoal, Fiscal, Fluxo de Caixa, Logística, Produção e Estoque.

Predilecta: redução de perdas e devoluções

Para acelerar as decisões estratégicas e acompanhar a performance da Predilecta, os gestores podem acessar os principais painéis gerenciais diretamente em seus smartphones.

Entre as métricas, vale destacar a redução de perdas de produção, acompanhamento da parada de produção, com acompanhamento em tempo real dos dados. Com isso, as perdas de produção que eram entre 10% e 11% caíram para 2,5% a 3%. Reuniões semanais são realizadas com os operadores para a apresentação de sugestões para melhorias efetivas nos processos produtivos com retorno em curto prazo.

No monitoramento de devolução dos produtos pelos clientes varejistas e atacadistas, a Predilecta conseguiu fazer também um excelente trabalho estratégico, reduzindo pela metade um valor significativo, oferecendo aos gestores e aos analistas visões macro e granulares para identificar motivo da devolução, categoria, clientes etc.

Recentemente, a empresa implantou também um monitor de entrega e rastreio das notas fiscais, por meio do qual está melhorando o tempo de entrega consideravelmente.

Alinhada com a economia de baixo carbono, a Predilecta já deu o start ao projeto nessa área, que terá os dados de BI como centrais para atingir as metas neutralização de emissões e, futuramente, permitirá que a empresa venda créditos no mercado de carbono.

Data literacy (alfabetização em dados): desenvolvimento da equipe

Essa jornada de sucesso é fruto do compromisso da Predilecta Alimentos em investir em tecnologia e capacitar sua equipe para compreender e utilizar os dados disponíveis com excelência. Data literacy faz parte do processo de integração de novos colaboradores e capacitação de funcionários da equipe.

Como parte desta evolução, “a empresa está criando, atualmente, um setor de Inteligência de Mercado, objetivando formar, pelo menos, uma pessoa em cada área focada em análise de dados, a fim de consolidar a estratégia de BI e a alfabetização em dados dos nossos colaboradores”, ressalta André Magro.

Com análises profundas, insights claros proporcionados por análises feitas em Qlik, apoio da IN – Inteligência de Negócios e visão estratégica, a Predilecta tem conseguido identificar tendências do mercado de uma forma rápida, com acesso a visualização centralizada de dados, antecipando as necessidades dos consumidores e desenvolvendo produtos inovadores.

De acordo com o ranking de 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e elaborado junto com a NielsenIQ, a Predilecta é líder nacional em vendas dos produtos Milho, Seleta de legumes, Ervilha e Dueto (Milho e Ervilha), itens que são a primeira opção dos brasileiros quando o assunto é consumo de vegetais em conserva.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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