Saiba como evitar golpes no mercado imobiliário

Saiba como evitar golpes no mercado imobiliário

O mercado imobiliário, com suas inúmeras oportunidades, atrai uma diversidade de interessados. Investidores e compradores de primeira viagem frequentemente se deparam com vigaristas que tiram vantagem de pessoas menos informadas através de golpes e fraudes. Essas práticas incluem desde a falsificação de documentos até a venda de imóveis inexistentes ou indisponíveis para venda.

A advogada Débora de Castro da Rocha alerta que fraudes imobiliárias podem ser praticadas em qualquer etapa do processo de compra e venda. Indivíduos anunciam imóveis por preços extremamente atrativos, fazem propostas por sinal ou pelo pagamento antecipado e somem logo a seguir e esse tipo de golpe não é o único. Casas e apartamentos também são alugados ou vendidos sob disputa ou em processos judiciais, compradores de boa-fé acabam recebendo prejuízos econômicos e emocionais e a melhor forma de se prevenir contra esses golpes é estar bem informado e contar com o auxílio de um advogado especializado. O profissional tem o conhecimento técnico necessário para identificar irregularidades e para garantir que todos os passos da negociação sigam a legislação.

Com o que um advogado imobiliário pode ajudar? A especialista Débora de Castro da Rocha responde, “O advogado imobiliário oferece ao comprador e ao vendedor uma gama de serviços, entre eles verificar a legitimidade dos documentos do imóvel e do vendedor, analisar contratos para verificar cláusulas abusivas ou desfavoráveis, verificar se o imóvel tem pendências judiciais ou administrativas que impeçam a transação e orientar o comprador sobre os procedimentos legais para aquisição de imóveis, como registro, pagamento de impostos e transferência de propriedade.”

Calma ao investir

Nesta perspectiva, o investimento em imóveis é importante e deve ser feito com calma, sem pressão para fechar negócio ou se deslumbrar com ofertas muito boas. Consultar um advogado imobiliário não apenas protege o investimento, mas também dá a tranquilidade de que a transação está sendo feita de forma segura e legal.

O mercado imobiliário embora seja um bom investimento, é igualmente um ambiente fértil para golpes e fraudes. A contratação de um advogado especializado em imóveis é uma estratégia eficaz para minimizar esses riscos e transforma a compra ou venda de um imóvel em uma boa experiência, segura.

Crédito da foto: pikisuperstar/Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *